Aluno: | Magda Alexandra Grazina dos Santos | |
Nº de Aluno: | 190200069 | |
Início: | 2024-11-20 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-11-27 | |
Entrega da Tese: | 2024-11-20 | |
Defesa: | 2024-12-20 | |
Título da Tese: | Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças | |
Tema Definitivo: | Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças | |
Tema Provisório: | Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças | |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Encontra-se dividido em quatro partes, sendo a primeira parte referente ao percurso realizado ao longo das quatro práticas de ensino supervisionadas, nas valências de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e dificuldades sentidas ao longo de todo o percurso de formação e as questões que levaram à escolha do tema da pesquisa que é apresentada na terceira parte deste relatório. Na apresentação desta pesquisa, num primeiro momento, são explicitados os objetivos, refletindo a importância que o envolvimento parental tem no desempenho escolar das crianças. Neste estudo utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Na quarta, e última parte do relatório, é feita uma reflexão acerca da globalidade do trabalho desenvolvido nos estágios e na pesquisa realizada e das suas implicações a nível da aprendizagem profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que as crianças cujos/as pais/famílias estão mais presentes no seu percurso educativo, apresentam mais segurança e motivação em todas as atividades e tarefas realizadas no jardim de infância e na escola, contribuindo, positivamente, para o desenvolvimento integral e desempenho escolar das crianças. Partindo desta reflexão, foram estudadas algumas sugestões acerca da forma como os/as docentes podem motivar uma maior participação das famílias nas práticas educativas das crianças. |