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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças

Aluno:Magda Alexandra Grazina dos Santos
Nº de Aluno: 190200069
 
 
Início: 2024-11-20
Inscrição Definitiva: 2024-11-27
Entrega da Tese: 2024-11-20
Defesa: 2024-12-20
 
Título da Tese: Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças
Tema Definitivo: Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças
Tema Provisório: Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Encontra-se dividido em quatro partes, sendo a primeira parte referente ao percurso realizado ao longo das quatro práticas de ensino supervisionadas, nas valências de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e dificuldades sentidas ao longo de todo o percurso de formação e as questões que levaram à escolha do tema da pesquisa que é apresentada na terceira parte deste relatório. Na apresentação desta pesquisa, num primeiro momento, são explicitados os objetivos, refletindo a importância que o envolvimento parental tem no desempenho escolar das crianças. Neste estudo utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Na quarta, e última parte do relatório, é feita uma reflexão acerca da globalidade do trabalho desenvolvido nos estágios e na pesquisa realizada e das suas implicações a nível da aprendizagem profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que as crianças cujos/as pais/famílias estão mais presentes no seu percurso educativo, apresentam mais segurança e motivação em todas as atividades e tarefas realizadas no jardim de infância e na escola, contribuindo, positivamente, para o desenvolvimento integral e desempenho escolar das crianças. Partindo desta reflexão, foram estudadas algumas sugestões acerca da forma como os/as docentes podem motivar uma maior participação das famílias nas práticas educativas das crianças.