| Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática
de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de
Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se estruturado em duas
partes. Na primeira, é apresentada uma análise reflexiva da prática de ensino concretizada
em quatro contextos de estágio realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB, na qual se inclui a
caracterização da instituição, das turmas e da prática de ensino. A segunda parte foca-se na
componente investigativa realizada com duas turmas, uma do 1.º e outra do 2.º CEB, cujo
título é ¿As conceções dos alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB sobre os microrganismos¿. Neste
contexto, apresentam-se os objetivos e as questões orientadoras, o enquadramento teórico,
as opções metodológicas, os participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados,
a apresentação e discussão dos resultados obtidos e as considerações finais do estudo. De
forma geral, a partir do estudo realizado conclui-se que a intervenção educativa melhorou o
conhecimento dos alunos sobre os microrganismos e que as atividades práticas promoveram
as suas aprendizagens sobre este tema. No final deste trabalho é ainda apresentada uma
reflexão final sobre todo o percurso académico. |