| Resumo: | Este relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, analisa criticamente
os estágios realizados no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de
Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo. O exercício investigativo, de caráter qualitativo,
envolveu quatro entrevistas semiestruturadas e três focus groups para compreender as
perceções de docentes e crianças face às potencialidades da aprendizagem cooperativa no
contexto de jardim de infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados permitiram
identificar conceções e práticas pedagógicas dos educadores e professores, destacando
estratégias cooperativas aplicadas em sala. Também foram recolhidas as conceções das
crianças, evidenciando as suas experiências e opiniões. Este estudo aprofundou as
potencialidades da aprendizagem cooperativa, analisando como ela é implementada e
percebida, e contribuiu para ampliar a compreensão sobre o papel dessa abordagem no
desenvolvimento educativo e social, bem como inspirar as práticas educativa. |