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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Aluno:Matilde Duarte Ribeiro
Nº de Aluno: 220000136
 
 
Início: 2024-12-30
Inscrição Definitiva: 2025-01-13
Entrega da Tese: 2024-12-30
Defesa: 2025-02-12
 
Título da Tese: POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Tema Definitivo: POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Tema Provisório: POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Resumo: Este relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, analisa criticamente os estágios realizados no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo. O exercício investigativo, de caráter qualitativo, envolveu quatro entrevistas semiestruturadas e três focus groups para compreender as perceções de docentes e crianças face às potencialidades da aprendizagem cooperativa no contexto de jardim de infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados permitiram identificar conceções e práticas pedagógicas dos educadores e professores, destacando estratégias cooperativas aplicadas em sala. Também foram recolhidas as conceções das crianças, evidenciando as suas experiências e opiniões. Este estudo aprofundou as potencialidades da aprendizagem cooperativa, analisando como ela é implementada e percebida, e contribuiu para ampliar a compreensão sobre o papel dessa abordagem no desenvolvimento educativo e social, bem como inspirar as práticas educativa.