Aluno: | Carla Isabel da Silva Pereira | |
Nº de Aluno: | 130220007 | |
Início: | 2023-11-09 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-11-29 | |
Entrega da Tese: | 2023-11-09 | |
Defesa: | 2023-12-14 | |
Título da Tese: | O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais | |
Tema Definitivo: | O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais | |
Tema Provisório: | O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais | |
Resumo: | Este relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável. |