• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MESIC > Teses > Tese > Tese de Educação Social e Intervenção Comunitária
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Social e Intervenção Comunitária

A Emergência da Literacia Emocional nas Escolas - um estudo de caso numa Escola do Concelho de Santarém

Aluno:Helena Maria da Silva Ferraz Miguel Espinho
Nº de Aluno: 100225005
 
 
Início: 2022-05-04
Inscrição Definitiva: 2023-01-04
Entrega da Tese: 2023-01-02
Defesa: 2023-05-16
 
Título da Tese: A Emergência da Literacia Emocional nas Escolas - um estudo de caso numa Escola do Concelho de Santarém
Tema Definitivo: Entendimento dos Fatores Protetores em Sujeitos Jovens - Contributos para a Mediação numa Abordagem Sistémica
Tema Provisório: A Emergência da Literacia Emocional nas Escolas - um estudo de caso numa Escola do Concelho de Santarém
Resumo: Pelo fato da sociedade atual enfrentar novos desafios e a predominância de riscos durante a juventude, a educação de qualidade solicita um olhar sistémico. Estudo: quantitativo com o objetivo de identificar o entendimento dos jovens quanto aos seus fatores protetores. Aplicado ¿Inventário de Auto-Relato sobre Direitos de Adolescentes¿ (adaptado de Souza, 2008; 2012) N=230; 12-18 anos; 48,7% masc.; 50,4% fem. e não binário 0,87%, na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados permitem observar posicionamento em Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção do uso de substâncias aditivas, Identidade e documentação, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência física, Proteção contra a violência sexual e autodeterminação sexual, Privacidade, Proteção contra à discriminação religiosa e racial. Defendemos estudo aleatório e formação para a mediação nos contextos.