Aluno: | Helena Maria da Silva Ferraz Miguel Espinho | |
Nº de Aluno: | 100225005 | |
Início: | 2022-05-04 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-01-04 | |
Entrega da Tese: | 2023-01-02 | |
Defesa: | 2023-05-16 | |
Título da Tese: | A Emergência da Literacia Emocional nas Escolas - um estudo de caso numa Escola do Concelho de Santarém | |
Tema Definitivo: | Entendimento dos Fatores Protetores em Sujeitos Jovens - Contributos para a Mediação numa Abordagem Sistémica | |
Tema Provisório: | A Emergência da Literacia Emocional nas Escolas - um estudo de caso numa Escola do Concelho de Santarém | |
Resumo: | Pelo fato da sociedade atual enfrentar novos desafios e a predominância de riscos durante a juventude, a educação de qualidade solicita um olhar sistémico. Estudo: quantitativo com o objetivo de identificar o entendimento dos jovens quanto aos seus fatores protetores. Aplicado ¿Inventário de Auto-Relato sobre Direitos de Adolescentes¿ (adaptado de Souza, 2008; 2012) N=230; 12-18 anos; 48,7% masc.; 50,4% fem. e não binário 0,87%, na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados permitem observar posicionamento em Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção do uso de substâncias aditivas, Identidade e documentação, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência física, Proteção contra a violência sexual e autodeterminação sexual, Privacidade, Proteção contra à discriminação religiosa e racial. Defendemos estudo aleatório e formação para a mediação nos contextos. |