Aluno: | Daniella Ferreira de Oliveira Fonseca | |
Nº de Aluno: | 140225017 | |
Início: | 2024-02-01 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-02-01 | |
Entrega da Tese: | 2023-12-29 | |
Defesa: | 2024-04-16 | |
Título da Tese: | RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O USO DE APLICATIVO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO ESCOLAR | |
Tema Definitivo: | RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O USO DE APLICATIVO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO ESCOLAR | |
Tema Provisório: | RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O USO DE APLICATIVO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO ESCOLAR | |
Resumo: | O presente estudo teve como propósito investigar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação como mediadoras na tríade escola-estudante-família, considerando o uso de aplicativos de acompanhamento e monitoramento escolar. A intenção é avaliar, utilizando a revisão da literatura e um estudo exploratório, se estes aplicativos contribuem ou não como facilitadores do diálogo, da aproximação e do estreitamento de laços dessa tríade. A metodologia utilizada é o estudo de casos e envolve técnicas de pesquisa qualitativa, entrevistas semiestruturadas. Foram conduzidas dezoito entrevistas, distribuídas entre oito estudantes e seus respectivos familiares, bem como a direção de duas Instituições escolares. A abordagem buscou captar perspectivas de famílias, estudantes e membros da direção escolar. Observou-se, através da análise dos dados recolhidos, a importância e a necessidade do estreitamento desses laços e a contribuição para a formação, segurança e a melhora dos resultados acadêmicos, diante da necessidade de terem suporte familiar nas atividades diárias acadêmicas, evidenciando o papel ativo e fundamental da escola na moderação, cuidado e acolhimento. A pesquisa conduzida identificou ainda a necessidade de composição de recursos e estratégias para não apenas estabelecer parcerias entre escola e família, mas também para permear um vínculo de cumplicidade e apoio aos estudantes, respeitando a sua individualidade. O objetivo é acompanhá-los de modo a permitir seu crescimento e desenvolvimento com autonomia e responsabilidade, garantindo o respeito aos seus anseios e limites. Isso visa criar um ambiente de empatia e amparo, ao mesmo tempo em que potencializa suas habilidades para alcançarem uma formação saudável e extensiva. |