Aluno: | Fidel Oliveira Sanca | |
Nº de Aluno: | 180200190 | |
Início: | 2022-05-18 | |
Inscrição Definitiva: | 2022-05-18 | |
Entrega da Tese: | 2023-01-20 | |
Defesa: | 2023-03-27 | |
Título da Tese: | O insucesso e o abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau | |
Tema Definitivo: | O Insucesso e o Abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau | |
Tema Provisório: | O insucesso e o abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau | |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, de natureza científica, onde procuramos analisar e compreender quais os principais fatores que influenciam o insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda, na região de Quinara na Guiné-Bissau. Assim, abordamos alguns dos fatores que, de acordo com opiniões dos nossos entrevistados, contribuem para o fracasso do ensino no país, tais como: o casamento precoce, a ausência de sensibilização dos pais/encarregados de educação sobre a importância da escola, os fatores económicos, o baixo nível de escolaridade dos pais, a falta de conhecimento científico por parte de alguns professores, a falta das infraestruturas e redes escolares, as greves ¿crónicas¿ nas escolas públicas, entre outros, que motivam o insucesso e o abandono escolar. O presente trabalho é um estudo de caso realizado no ensino básico de Fulacunda. Em termos metodológicos, optámos por uma metodologia de pendor qualitativo, recolhendo informações através de entrevistas semi-directivas perpetradas ao Diretor Geral do Ensino Básico e Secundário, ao Diretor Regional, ao Estatístico regional e aos professores. Foram, ainda, aplicados questionários aos pais/encarregados da educação e os alunos. |