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Tese de Educação Social e Intervenção Comunitária

O insucesso e o abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau

Aluno:Fidel Oliveira Sanca
Nº de Aluno: 180200190
 
 
Início: 2022-05-18
Inscrição Definitiva: 2022-05-18
Entrega da Tese: 2023-01-20
Defesa: 2023-03-27
 
Título da Tese: O insucesso e o abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau
Tema Definitivo: O Insucesso e o Abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau
Tema Provisório: O insucesso e o abandono escolar no Ensino Básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, de natureza científica, onde procuramos analisar e compreender quais os principais fatores que influenciam o insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda, na região de Quinara na Guiné-Bissau. Assim, abordamos alguns dos fatores que, de acordo com opiniões dos nossos entrevistados, contribuem para o fracasso do ensino no país, tais como: o casamento precoce, a ausência de sensibilização dos pais/encarregados de educação sobre a importância da escola, os fatores económicos, o baixo nível de escolaridade dos pais, a falta de conhecimento científico por parte de alguns professores, a falta das infraestruturas e redes escolares, as greves ¿crónicas¿ nas escolas públicas, entre outros, que motivam o insucesso e o abandono escolar. O presente trabalho é um estudo de caso realizado no ensino básico de Fulacunda. Em termos metodológicos, optámos por uma metodologia de pendor qualitativo, recolhendo informações através de entrevistas semi-directivas perpetradas ao Diretor Geral do Ensino Básico e Secundário, ao Diretor Regional, ao Estatístico regional e aos professores. Foram, ainda, aplicados questionários aos pais/encarregados da educação e os alunos.