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Tese de Educação Social e Intervenção Comunitária

Abandono Escolar em São Tomé e Príncipe: Uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local

Aluno:Evaldo da Graça da Cruz
Nº de Aluno: 190200128
 
 
Início: 2022-12-31
Inscrição Definitiva: 2022-11-02
Entrega da Tese: 2022-12-31
Defesa: 2023-12-13
 
Título da Tese: Abandono Escolar em São Tomé e Príncipe: Uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local
Tema Definitivo: Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local
Tema Provisório: Abandono Escolar em São Tomé e Príncipe: Uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local
Resumo: O presente trabalho, intitulado ¿Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local¿, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo ¿ análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários ¿ tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.