| Resumo: | O presente relatório síntese foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, que caracteriza e reflete as experências e aprendizagens adquiridas nos vários contextos da prática profissional. Na segunda apresenta-se um exercício investigativo focado na autorregulação da aprendizagem das crianças em contexto de educação pré-escolar e 1.º CEB. Trata-se de um estudo de misto, pois combina métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e de natureza exploratória, cujos instrumentos de recolha de dados foram entrevistas semidiretivas a 4 educadoras de infância, 2 professores e inquérito por questionário a 100 encarregados de educação. Os resultados indicam a importância das competências autorregulatórias da aprendizagem na infância e apontam diversas estratégias para sua a promoção por parte dos educadores de infância e professores, tais como, a metodologia de projeto ou fichas de verificação. Os encarregados de educação apresentam como formas de promoção de autorregulação, o incentivo à participação das crianças na realização de tarefas domésticas, na higiene pessoal e no uso de planos de estudo. |