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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Organização do Ambiente Educativo como Promotor da Autorregulação na Aprendizagem

Aluno:Ana Patrícia Coelho Lameiras
Nº de Aluno: 180200153
 
 
Início: 2024-05-31
Inscrição Definitiva: 2024-06-19
Entrega da Tese: 2024-12-31
Defesa: 2025-02-13
 
Título da Tese: Organização do Ambiente Educativo como Promotor da Autorregulação na Aprendizagem
Tema Definitivo: Organização do Ambiente Educativo como Promotor da Autorregulação na Aprendizagem
Tema Provisório: A Organização do Ambiente Educativo como Promotor da Autorregulação na Aprendizagem
Resumo: O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Na primeira parte, é descrito o percurso realizado durante os estágios em creche, jardim de infância e 1.º CEB (1.º e 3.º anos de escolaridade), salientando as aprendizagens que enriqueceram a formação inicial. Esta secção possibilita uma reflexão aprofundada sobre o papel do educador de infância e do professor do 1.º CEB, enfatizando a importância da organização do ambiente educativo e da relação entre a escola e a família. Na segunda parte, o relatório integra um exercício investigativo composto por dois estudos exploratórios de natureza qualitativa e descritiva. O primeiro estudo consiste na aplicação de um questionário com perguntas abertas a 23 encarregados de educação, com o objetivo de compreender a sua perspetiva sobre a autorregulação da aprendizagem na infância, analisando se consideram que a promoção desta competência ocorre de forma intencional no jardim de infância e/ou na escola, e se existe colaboração com a família como complemento. O segundo estudo relata a experiência da investigadora principal em contexto de 1.º CEB numa escola pública orientada para a inclusão social, analisando a transição de um paradigma educacional centrado no professor para um modelo em que este atua como mediador. A sala de aula diversifica os espaços de aprendizagem e organiza o trabalho de forma a promover a cooperação, a iniciativa e a autonomia na construção do conhecimento, aproveitando as diferentes áreas da escola como cenários enriquecedores para oportunidades de aprendizagem. O foco deste estudo é a intencionalidade educativa na organização do ambiente de aprendizagem, com ênfase na promoção da autorregulação da aprendizagem. Para assegurar uma análise rigorosa, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: i) a observação estruturada, com base na CHILD (Piscalho, 2021), que avaliou as competências autorregulatórias do grupo de 33 crianças; ii) a partir destas observações, foram selecionadas quatro crianças para um acompanhamento mais detalhado, utilizando a CHILD e analisando as narrativas registadas no diário de bordo da investigadora principal, o que proporcionou uma base para reflexão crítica sobre a prática docente; iii) adicionalmente, foi aplicado um questionário a 25 encarregados de educação, visando enriquecer a compreensão global do estudo. A triangulação dos dados revelou que o conceito de autorregulação da aprendizagem permanece desconhecido para muitos encarregados de educação, evidenciando a necessidade de incrementar a ligação entre a escola e a família na promoção desta competência. A observação do contexto reforçou a importância da promoção intencional da autorregulação, particularmente através da organização cuidadosa do ambiente educativo, fator crucial para o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças.