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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem

Aluno:Lara Gomes Lourenço
Nº de Aluno: 190200226
 
 
Início: 2024-12-30
Inscrição Definitiva: 2025-01-13
Entrega da Tese: 2024-12-30
Defesa: 2025-02-10
 
Título da Tese: As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem
Tema Definitivo: As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem
Tema Provisório: A conceção das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB). Estruturado em duas partes principais, o relatório aborda, na primeira secção, uma análise reflexiva sobre a prática de ensino desenvolvida em três contextos de estágio diferentes: Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Nesta parte, são apresentadas breves caracterizações das instituições, das turmas envolvidas e da prática pedagógica realizada em cada uma delas. A segunda parte do relatório foca-se na componente investigativa, desenvolvida com alunos do Jardim de Infância e do 1.º CEB, sob o título: ¿As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem¿. Esta seção contempla o enquadramento teórico, a metodologia aplicada, a caracterização dos participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos. As conclusões do estudo revelam que as crianças do Jardim de Infância têm maior facilidade em identificar os alimentos que consomem quando estes apresentam características menos processadas, enquanto os alunos do 1.º CEB demonstram uma compreensão sobre os efeitos dos alimentos no funcionamento do corpo. Por fim é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.