Aluno: | Inês Margarida Branco da Silva | |
Nº de Aluno: | 190200040 | |
Início: | 2024-12-05 | |
Inscrição Definitiva: | 2025-01-13 | |
Entrega da Tese: | 2024-12-05 | |
Defesa: | 2025-02-13 | |
Título da Tese: | Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do(s) espaço(s) como promotora da autorregulação da aprendizagem das crianças | |
Tema Definitivo: | Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do(s) espaço(s) como promotora da autorregulação da aprendizagem das crianças | |
Tema Provisório: | Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do(s) espaço(s) como promotora da autorregulação da aprendizagem das crianças | |
Resumo: | Este relatório de estágio integra a Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEDB), resultando da experiência prática adquirida nos contextos de creche, jardim de infância 1.º CEB. Está estruturado em três partes. A primeira parte visa desenvolver uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e as práticas pedagógicas experienciadas nestes três contextos. A segunda parte foca na componente investigativa, com o objetivo de compreender como a organização do ambiente educativo, particularmente no que se refere ao espaço, pode promover a autorregulação da aprendizagem das crianças durante as transições educativas entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Além disso, investiga-se o papel dos educadores de infância e professores neste processo. Para tal, foram realizados três estudos com uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa, que envolveram observação a partir da utilização da checklist CHILD (Piscalho, 2021) e respetivas notas de campo, inquéritos por questionário online a 61 docentes e dois focus groups com cinco crianças cada um. Os resultados mostram que a organização do espaço tem um papel importante no desenvolvimento das competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças, ajudando-as a controlar melhor o seu comportamento, emoções e motivação. Além disso, as estratégias utilizadas pelos docentes são também fundamentais neste processo. Assim, uma boa gestão do espaço, aliada a estratégias educativas adequadas, é essencial para o desenvolvimento harmonioso desde a infância, facilitando a autonomia e independência no processo de aprender. Finalmente, a terceira parte apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento profissional ao longo do curso, descrevendo as principais aprendizagens e desafios encontrados durante o percurso das práticas pedagógicas e na dimensão do docente que investiga a partir dessa prática. |