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Tese de 1ºCEB e Matemática e Ciências Naturais 2ºCEB

Conceções dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo-ibérico

Aluno:Joana Margarida Lobato Lopes
Nº de Aluno: 200200237
 
 
Início: 2025-06-16
Inscrição Definitiva: 2025-06-25
Entrega da Tese: 2025-06-16
Defesa: 2025-07-25
 
Título da Tese: Conceções dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo-ibérico
Tema Definitivo: CONCEÇÕES DOS ALUNOS DOS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO SOBRE O LOBO-IBÉRICO
Tema Provisório: Conceções dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo-ibérico
Resumo: O relatório de estágio em apreço divide-se em duas partes. A primeira parte apresenta o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, explorando as abordagens, as atividades e as experiências vivenciadas durante os períodos de estágio. A segunda parte apresenta um trabalho de investigação sobre as conceções dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo-ibérico, que visou compreender as perceções e os conhecimentos dos alunos desses níveis de ensino sobre o lobo-ibérico, uma espécie de grande relevância ecológica e cultural em Portugal, antes e após uma intervenção educativa. A recolha de dados concretizou-se com a aplicação de questionários administrado em dois momentos (um antes da intervenção e outro após a intervenção) para melhor avaliar as conceções dos alunos sobre o tema em estudo. Além desse instrumento de recolha de dados, foram, ainda, analisados textos produzidos pelos alunos sobre o lobo-ibérico, permitindo, por conseguinte, uma análise mais profunda e abrangente dos dados. Os dados recolhidos foram analisados tanto de forma qualitativa quanto quantitativa. A análise qualitativa centrou-se na apreciação conteudística dos textos produzidos pelos alunos e nas respostas abertas dos questionários. A análise quantitativa focou-se nas respostas fechadas dos questionários, permitindo medir as alterações nos conhecimentos e nas atitudes dos alunos relativamente ao lobo-ibérico. Foi possível concluir, através da investigação concretizada, que os alunos desenvolveram o seu conhecimento científico acerca do lobo-ibérico como consequência da intervenção educativa e da produção de textos de escrita criativa.