Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes interpretar as sequências de operações de um processo biológico em estados estacionário, em termos de processos de separação, segundo diagramas de blocos ou de fluxo simples com e sem reciclagens, bem como realizar balanços de massa a processos de separação aplicados à extração, purificação e quantificação de bioprodutos de modo a conhecer os fluxos de matéria que circulam no processo. Dar a conhecer os fundamentos, limitações e aplicações dos métodos instrumentais mais usados na análise qualitativa e quantitativa de bioprodutos e de alimentos. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e de aplicação prática e experimental que lhes permita executar os principais processos de separação e selecionar e executar as principais técnicas instrumentais de análise associadas a bioprodutos e alimentos.
Conteúdos programáticos
1-Balanços de massa em estado estacionário a processos sem reação. 2- Processos de separação: filtração, sedimentação, centrifugação; extração, destilação. Cromatografia. Processos de membranas. 3- Métodos de Purificação: Concentração. Cristalização. Secagem. 4- Métodos Instrumentais de Análise: métodos óticos, métodos reológicos, métodos espectrofotométricos, métodos cromatográficos. Trabalhos práticos: Métodos de separação e análise aplicados à recuperação e purificação de biomoléculas e ao processamento de alimentos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas são de carácter teórico-prático onde se procederá à exposição da matéria e onde se realizarão trabalhos práticos no âmbito da recuperação e purificação de biomoléculas e do processamento de alimentos. Os métodos analíticos serão lecionados com vista à caraterização e quantificação dos bioprodutos.
Regime de Avaliação:
É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Todas as avaliações deverão ter classificação maior ou igual a 8 valores.
-Dispensas parciais: Componente teórica: 2 teste escrito (TE) Componente Laboratorial: apresentações orais sobre os conteúdos programáticos na forma de Pitch (P); 2 Relatórios (R) relativo à componente prática; Assiduidade e participação (A)
-Dispensa total: A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,40TE+0,10P+0,40R+0,10A maior ou igual a 10.
- Exame final:
1 prova escrita (PE) e uma prova laboratorial (PL).
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,40PE+0,60PL
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões teorico-práticas pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas, bem como a realização de trabalhos laboratoriais de aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Azevedo, E. & Alves, A. (2009). Engenharia de Processos de Separação. Ensino da Ciência e da Tecnologia, IST Press, Portugal. Bourne, (2002). Food Texture and Viscosity: concept and measurement, Academic press. Geankoplis, C., Lepek, D., Hersel, A. (2018). Transport Processes and Separation Process, Pearson New International Edition, 5th Edição, United States. Hunter_Lab, (2012) CIE L*a*b* Colour Scale. Lima, N. and Mota, M. (2003). Biotecnologia ¿ Fundamentos e Aplicações, Lidel Edições Técnicas Lda, Portugal. Michael, L. and Fikret, K. (2015). Bioprocess Engineering: Basic Concepts. 2nd ed. Pearson. United States. Pinho, M.N. and Prazeres, D.M. (2008). Fundamentos de Transferência de Massa, Ensino da Ciência e da Tecnologia IST Press, Portugal. Pombeiro A. (2003). Técnicas e operações unitárias em química laboratorial -Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª ed., Portugal.