Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Perspetivar a comunicação como dimensão do comportamento humano;
Aprofundar conhecimentos sobre os processos psicológicos, sociais e culturais subjacentes ao ato de comunicar;
Refletir sobre os estilos de comunicação e avaliar a importância de alguns elementos de comunicação verbal e não verbal como facilitadores ou barreiras da mesma;
Diferenciar e refletir sobre as características da comunicação digital versus presencial e sobre uma a análise sociológica dos processos comunicacionais;
Ter desenvolvido competências pessoais e interpessoais de comunicação com vista à colaboração interpares;
Ter aperfeiçoado competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos programáticos
Módulo 1
O que é comunicar? Comunicação noções básicas de psicossociologia da comunicação.
Natureza e funções da comunicação.
Os primórdios da comunicação humana: corpo, emoções e empatia
Comunicação verbal e não verbal. A Proxémica.
Estilos de comunicação . Barreiras e facilitadores da comunicação
Módulo 2
Perspectiva sociológica da comunicação
A comunicação mediada pelos écrans.
Sociedade da Informação e os seus desafios
Acessibilidade aos meios de comunicação modernos
Análise sociológica dos processos comunicacionais: produção, apropriação e distribuição socialmente diferenciada da informação.
Formas de sociabilidade e modelos comunicacionais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objectivos desta Unidade Currricular estão em consonância com os objetivos O1, O3, O6 e O7 do Ciclo de Estudos e vertem para os conteúdos que a integram, nos diversos dominios da Comunicação, abarcando a sua polissemia e complexidade.
Procurar-se-á assim articular o enfoque psicológico com o das ciências sociais. A comunicação como comportamento sistémico bio-psico- social, será abordada nos mádulos 1 e 2.
As vicissitudes da circulação do processo comunicativo será reflectida nos factores que facilitam e dificultam a comunicação.
Procurar-se-á igualmente sensibilizar para os estilos de comunicação e fenómenos de liderança e comunicação no seio das equipas, com vista a aperfeiçoar o processo de comunicação e nomeadamente a comunicação inter-pares.
Questões emergentes e actuais como A comunicação mediada pelos écrans,as Formas de sociabilidade e modelos comunicacionais, a Sociedade da Informação e os seus desafios assim como a Acessibilidade aos meios de comunicação modernos, pretendem colocar os estudantes diante dos desafios e da reflexão com que o nosso-seu tempo e as suas práticas futuras os confrontam desde já e os confrontarão.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino inclui momentos de exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica, exercícios; leituras e estudo autónomo; debate em aula em torno de leituras realizadas; realização de Fichas de leitura.
TESTE INDIVIDUAL (70%) Abrangendo toda a matéria lecionada em aula e os textos disponibilizados no Moodle.
PARTICIPAÇÃO NAS SESSÕES LECTIVAS (30 %) Inclui a participação nas atividades propostas no decurso das sessões letivas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Ao longo desta unidade curricular, recorrer-se-á a momentos de exposição teórica para caracterização de cada conteúdo e para consolidar alguns conceitos. Esses conhecimentos serão importantes para, posteriormente, se poderem discutir e analisar criticamente algumas problemáticas em psicossociologia e em comunicação.
O visionamento de filmes que tenham em atenção algumas das temáticas abordadas, possibilita momentos de clarificação e exemplificação de algumas questões na interface entre a psicossociologia e a comunicação, fomentando simultaneamente o debate em grande grupo.
Pretende-se que a aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas, seja operacionalizada através da realização e apresentação dos trabalho de grupo onde, entre outros, se procura promover o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, e de competências de comunicação escrita e oral.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Módulo 1
Alvey, J. (1995). Formas de comunicação. Lisboa: Teorema
Bizouard, C., Vivre la communication, entrer en relation, Lyon : Ed. Chronique Sociale Mélénec, B.,
O processo de comunicação. S. Paulo: Martins Fontes Editora Bitti, P. et al. (1993)
A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa
Fachada, O. (1998) Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo
Fisk, J. (1992). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições ASA
Hall, E. (1986). A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d¿Água Leach, E. (1992). Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70
Pease, A. (2002) O pequeno livro da linguagem corporal. Lisboa: Bizâncio Rodrigues, A. (1989).
Sfez, L. (1995). A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget
Watzlawick, P., et al. (1993). Pragmática da comunicação humana. S. Paulo: Cultrix