• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME08
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicossociologia da Comunicação

Código: LPME08    Sigla: PC
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 35 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá   2,00
Perpétua Maria dos Santos Silva   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Perpétua Maria dos Santos Silva Responsável
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Perspetivar a comunicação como dimensão do comportamento humano; 

Aprofundar conhecimentos sobre os processos psicológicos, sociais e culturais subjacentes ao ato de comunicar; 

Refletir sobre os estilos de comunicação e avaliar a importância de alguns elementos de comunicação verbal e não verbal como facilitadores ou barreiras da mesma; 

Diferenciar e refletir sobre as características da comunicação digital versus presencial e sobre uma a análise sociológica dos processos comunicacionais; 

Ter desenvolvido competências pessoais e interpessoais de comunicação com vista à colaboração interpares; 

Ter aperfeiçoado competências de comunicação oral e escrita.

Conteúdos programáticos


Módulo 1

O que é comunicar? Comunicação noções básicas de psicossociologia da comunicação.
Natureza e funções da comunicação. 
Os primórdios da comunicação humana: corpo, emoções e empatia
Comunicação verbal e não verbal. A Proxémica. 
Estilos de comunicação . Barreiras e facilitadores da comunicação

Módulo 2

Perspectiva sociológica da comunicação
A comunicação mediada pelos écrans. 
Sociedade da Informação e os seus desafios
Acessibilidade aos meios de comunicação modernos
Análise sociológica dos processos comunicacionais: produção, apropriação e distribuição socialmente diferenciada da informação.
Formas de sociabilidade e modelos comunicacionais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Os objectivos desta Unidade Currricular estão em consonância com os objetivos O1, O3, O6 e O7 do Ciclo de Estudos e vertem para os conteúdos que a integram, nos diversos dominios da Comunicação, abarcando a sua polissemia e complexidade. 
Procurar-se-á assim articular o enfoque psicológico com o das ciências sociais. A comunicação como comportamento sistémico bio-psico- social, será abordada nos mádulos 1 e 2.
As vicissitudes da circulação do processo comunicativo será reflectida nos factores que facilitam e dificultam a comunicação. 
Procurar-se-á igualmente sensibilizar para os estilos de comunicação e fenómenos de liderança e comunicação no seio das equipas, com vista a aperfeiçoar o processo de comunicação e nomeadamente a comunicação inter-pares.
Questões emergentes e actuais como  A comunicação mediada pelos écrans,as Formas de sociabilidade e modelos comunicacionais,  a  Sociedade da Informação e os seus desafios assim como a Acessibilidade aos meios de comunicação modernos, pretendem colocar os estudantes diante dos desafios e da reflexão  com que o nosso-seu tempo  e as suas práticas futuras os confrontam desde já e os confrontarão. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


A metodologia de ensino inclui momentos de exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica, exercícios; leituras e estudo autónomo; debate em aula em torno de leituras realizadas; realização de Fichas de leitura. 

60h contacto+ 45h estudo autónomo + 30h elaboração de trabalhos = 135 horas. 


Avaliação


TESTE INDIVIDUAL (70%) Abrangendo toda a matéria lecionada em aula e os textos disponibilizados no Moodle. 

PARTICIPAÇÃO NAS SESSÕES LECTIVAS (30 %) Inclui a participação nas atividades propostas no decurso das sessões letivas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Ao longo desta unidade curricular, recorrer-se-á a momentos de exposição teórica para caracterização de cada conteúdo e para consolidar alguns conceitos. Esses conhecimentos serão importantes para, posteriormente, se poderem discutir e analisar criticamente algumas problemáticas em psicossociologia e em comunicação. 
O visionamento de filmes que tenham em atenção algumas das temáticas abordadas, possibilita momentos de clarificação e exemplificação de algumas questões na interface entre a psicossociologia e a comunicação, fomentando simultaneamente o debate em grande grupo. 
Pretende-se que a aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas, seja operacionalizada através da realização e apresentação dos trabalho de grupo onde, entre outros, se procura promover o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, e de competências de comunicação escrita e oral.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)



Módulo 1 Alvey, J. (1995). Formas de comunicação. Lisboa: Teorema Bizouard, C., Vivre la communication, entrer en relation, Lyon : Ed. Chronique Sociale Mélénec, B., O processo de comunicação. S. Paulo: Martins Fontes Editora Bitti, P. et al. (1993) A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa Fachada, O. (1998) Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo Fisk, J. (1992). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições ASA Hall, E. (1986). A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d¿Água Leach, E. (1992). Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70 Pease, A. (2002) O pequeno livro da linguagem corporal. Lisboa: Bizâncio Rodrigues, A. (1989). Sfez, L. (1995). A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget Watzlawick, P., et al. (1993). Pragmática da comunicação humana. S. Paulo: Cultrix

Observações