Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivos principais:
A1 - Desenvolver competências no domínio do Marketing;
A2 - Desenvolver competências especializada em domínios particulares do Marketing das organizações de economia social.
Trata-se de facultar instrumentos e competências de Marketing aos agentes interessados em fortalecer e/ou aperfeiçoar as suas capacidades de gestão das Organizações de Economia Social.
Conteúdos programáticos
CP1. Introdução ao Marketing nas Organizações de Economia Social
CP1.1. Ótica de Marketing
CP1.2. Importância do Marketing de Organizações de Economia Social (OES)
CP1.3. Principais Objetivos do Marketing das OES
CP2. Marketing Estratégico nas Organizações de Economia Social
CP2.1. Análise e Planeamento de Marketing
CP2.2. Estratégias e Táticas de Marketing
CP2.3. Investigação de Marketing para as OES
CP3. Marketing Operacional nas Organizações de Economia Social
CP3.1. Política de Produto
CP3.2. Política de Preço
CP3.3. Política de Distribuição
CP3.4. Política de Comunicação
CP3.5. Estudo de casos
CP4. Variáveis Adicionais no Marketing de Organizações de Economia Social
CP4.1. Pessoas
CP4.2. Processos
CP4.3. Estudo de casos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico-práticas explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático:
Os CP1.1, CP2.1, CP2.2, CP3.1, CP3.2, CP3.3 e CP3.4 visam alcançar o OA1
Os CP1.2, CP1.3, CP2.3, CP3.5 e CP4 dirigem-se à consecução do OA2.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
São utilizados os métodos expositivo (M1), demonstrativo (M2), participativo (M3) e ativo (M4).
A avaliação será efetuada através de um teste escrito - A1 (50%) e de um trabalho prático - A2 (50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
AprossecuçãodoOA1 écoerentecomM1,M2eM3,sendoarespetivaconsecuçãoaferidaemA1; A prossecução do OA2 é coerente com M1, M3 e M4, sendo a respetiva consecução aferida em A1 e A2.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Andreasen, A, Kotler, P, 2008, Strategic Marketing for Nonprofit Organizations,Prentice Hall, New Jersey;
Miller, Kivi Leroux (2013). Content marketing for nonprofits. Jossey-Bass.
Worth, Michael J. (2016). Nonprofit Management: principles and practice (4th ed.). Sage Publications.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. (2018). "Marketing Management". New Jersey: Pearson;
Rodrigues,D.(2021).Marketing-MixMetamorphosisandNewTrustedBusinessPractices.InCompetitive Drivers for Improving Future Business Performance (pp. 46-66). IGI Global.
Rodrigues, D. D. (2021). Blockchanging Trust: Ethical Metamorphosis in Business and Healthcare. In D. Rodrigues (Eds.), Political and Economic Implications of Blockchain Technology in Business and Healthcare (pp. 1-41). IGI Global.