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Tecnologia dos Produtos de Origem Animal

Código: PGZOO1104    Sigla: TPOA
Área Científica: Indústrias Alimentares

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGZOO 16 Despacho n.º 9490/2023 de 14/09 5 45 140

Horas Efetivamente Lecionadas

PGZOO_1

Teórico-Práticas: 42,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80
Orientação Tutorial: 0,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
António José Faria Raimundo - ESA   2,40
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA   0,20
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   0,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,20
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Faria Raimundo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Perceção das e proficiência nas tecnologias utilizadas e nos assuntos e atividades envolventes na produção e transformação de alimentos de origem animal e das suas relações com as etapas zootécnicas ao nível da produção primária, atingida, sobretudo, através de atividades de oficina, e, quando possível, visitas. Os futuros técnicos estarão aptos a participar em diferentes etapas das cadeias de produção, desde a produção primária até à gestão de atividades na transformação, marketing, controlo da segurança e da qualidade dos produtos, entre outros aspetos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução.
2. Tecnologia dos produtos e seus derivados: carne; leite; produtos da pesca; ovos; mel; insetos; caraterísticas da qualidade e fatores que as determinam; instalações e equipamentos; processos tecnológicos de fabrico; ingredientes e outros; embalagem; rotulagem; higiene, conservação e doenças transmitidas; legislação e normas; controlo; outros aspetos.
3. Tecnologia dos subprodutos: grupos de subprodutos; processos tecnológicos; utilização de subprodutos; higiene, conservação, inocuidade e biossegurança.
Fabrico de diferentes produtos de origem animal e formas de controlo. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A introdução teórica permitirá estabelecer uma estrutura de conhecimento e levar ao desenvolvimento de trabalho oficinal e de pesquisa prático escrito e nas instalações da ESAS e/ou fora delas, de modo a que os estudantes integrem conhecimentos anteriores e a partir daí adquiram os novos conhecimentos que lhes permitirão obter novas aptidões e competências a utilizar no terreno, aplicando o conhecimento da diversidade, dos fatores, parâmetros, critérios e limites em situações reais e á inovação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Teórico-prático (42h), através da exposição de aspetos teóricos essenciais à introdução dos assuntos e ferramentas.
Orientação tutorial (3h), permitirá aos estudantes, de forma interativa, através de acompanhamento por docente, adquirir conhecimentos, aptidões e competências através de prática em oficina e pesquisa orientada e análise de situações reais e produção de um trabalho prático escrito.
Produção de trabalho de pesquisa de grupo escrito.
Todos os estudantes inscritos na un. curricular estão admitidos a exame. Para dispensa de exame 10 ou mais valores de nota de frequência e cada elemento de avaliação com nota de 8 ou mais valores.
Elementos de avaliação: prova escrita (70%) + trabalho de grupo escrito (30%).
Exame: prova escrita (70%) + nota do trabalho escrito entregue (30%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os estudantes, através de referenciação de aspetos essenciais por via teórico-prática, passarão depois a formar-se de forma semiautónoma, através de estudo autónomo, e a incorporar de forma integrada conhecimentos referidos no programa, bem como as aptidões e conhecimentos, através da aplicação em sistemas reais. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barbut, S. (2015) The science of poultry and meat processing. Guelph: University of Guelph, 764 p.
Bradbear, N. (2009) Bees and their role in forest livelihoods - A guide to the services provided by bees and the sustainable harvesting, processing and marketing of their products. Rome: U. Nations, Fd. and Agric. Org.,, 194 p.
FAO (2013). Milk and dairy products in human nutrition. Rome. 367p.
Hall, G. (2001). Tecnologia del procesado del pescado. Zagaroza. Acribia, 320 p.
Lawrie; R. A. (2004) Ciência da Carne. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 384 p.
Tamime, A. Y. (2009) Milk Processing and Quality Management. Eds. Tamime, A. Y. Blackwell Pub., Ltd., 343 p.
Thapon, J-L., Bourgeois, C.-M. (1994). L'oeuf et les ovoproduits. Paris: Technique et Documentation. Lavoisier, 344 p.
Walstra, P. et al (2001). Ciencia de la leche y tecnología de los productos lácteos. Editorial Acribia, S.A., Zaragoza. 748 p.