Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular (UC) proporcionará aprendizagem, reflexão e debate sobre proteção da vinha no contexto da viticultura sustentável. Aborda o conhecimento sobre os inimigos da cultura da vinha: sistemática, morfologia e bioecologia; as etapas de diagnóstico e as metodologias e técnicas a aplicar. Integra conhecimento e capacita os formandos para uma análise crítica dos aspetos económicos da proteção da vinha: inimigo chave e outros de carácter ocasional e potencial bem como de conceitos como estrago e prejuízo; para as medidas indiretas de luta, os meios de luta e os itinerários técnicos da cultura. A UC dotará os formandos de capacidade de trabalho em equipa e outras competências de carácter transversal, como comunicação oral e escrita.
Conteúdos programáticos
Módulo I - INTRODUÇÃO Conceitos e evolução do conhecimento da proteção na cultura da vinha; inimigo chave, ocasional e potencial; Importância da proteção das plantas. Módulo II - INIMIGOS DA CULTURA DA VINHA Conceito de praga; Taxonomia; Caraterização dos principais grupos com importância na vinha; Estragos; Ciclos de vida: reprodução; desenvolvimento. Conceitos de doença e agente causal; parasitismo e patogenicidade; triângulo da doença; ciclo de uma doença parasitária. Principais agentes causadores de doença. Módulo III - PROTEÇÃO DA CULTURA DA VINHA Princípios da proteção integrada e evolução do conhecimento e da prática em Portugal. Componentes da proteção integrada: estimativa do risco (monitorização dos inimigos das culturas e fatores de nocividade); nível económico de ataque e regras de decisão; meios de proteção (legislativos. regulamentação na EU, culturais, genéticos, biológicos, modalidades de luta biológica e principais auxiliares, biotécnicos e químicos).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de trabalho assentará no modo expositivo promovendo debates que se realizarão tanto a nível presencial como on-line. Os debates serão centrados em temas e tarefas específicas, propostas, com o apoio de bibliografia fornecida previamente através da plataforma moodle. 1. Condições de dispensa a exame final Realização dos trabalhos práticos; Realização do caderno de campo (A) Realização de uma prova escrita (B) Obtenção de uma classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e nos trabalhos realizados componentes A e B 2. Exame final (C) Consta da realização de uma prova escrita 3. Classificação final CF= 0,5*A+0,5*B Ou CF= 0,5*A+0,5*C
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aguiar, A., Godinho, M.C., Costa, C. 2005. Produção Integrada. SPI, Porto, 104pp Amaro, P. (2003) A protecção integrada. ISA Press, Liboa Boller E.F., Häni F. & Poehling H-M (eds) (2004) Ecological Infrastructures: Ideabook on Functional Biodiversity at the Farm Level Temperate Zones of Europe. Verlag und Bezug, Lindau, 220 pp https://www.dgav.pt/ https://www.advid.pt/pt/manuais-tecnicos Artigos: Oliveira, M.J.R.A., Roriz, M., Vasconcelos, M.W., Bertaccini, A., Carvalho, S.M.P. (2019). Conventional and novel approaches for managing flavescence dorée in grapevine: knowledge gaps and future prospects. Plant Pathology 68, 3-17