Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacitar os formandos para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos com a prévia avaliação dos riscos para o aplicador, ambiente e organismos não visados tendo em vista a protecção da saúde do consumidor. Os formandos devem adquirir conhecimentos sobre substâncias ativas e produtos comerciais, modos de ação e efeitos secundários. Capacitar o formando para interpretar o rótulo de uma embalagem de produtos fitofarmacêuticos; identificar os procedimentos a efetuar em relação ao local e segurança do armazém; aplicar os procedimentos de minimização do risco para o aplicador, para o ambiente e para o consumidor; Capacitar os formandos sobre os equipamentos e técnicas de aplicação. Promover competências de caráter transversal, como fomento do trabalho em equipa e fomentar o uso de novas formas de aprendizagem centradas no estudante
Conteúdos programáticos
Módulo I - Introdução. Proteção das plantas e proteção integrada. Módulo II - Produtos fitofarmacêuticos e sistemas regulamentares Modulo III - Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos e redução do risco Modulo IV - Máquinas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos e técnicas de aplicação 4.1 Tipos, constituição e funcionamento 4.2 Equipamentos combinados de mobilização, sementeira e tratamento fitossanitário 4.3 Critérios para a seleção das máquinas de aplicação 4.4 Inspeção do equipamento e verificação do estado de funcionamento 4.5 Calibração e regulação das máquinas de aplicação Modulo V - Preparação de caldas e técnicas de aplicação 5.1 Doses, concentrações e volumes de calda com herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros produtos fitofarmacêuticos 5.2 Preparação da calda 5.3 Técnicas de aplicação e regras para excedentes de calda 5.4 Operações de aplicação 5.5 Armazenamento seguro de produtos fitofarmacêuticos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O trabalho assenta no modo expositivo promovendo de forma ativa e centrada no estudante, debates que se realizarão tanto a nível presencial como on-line, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos, trabalho individual e em grupo. É obrigatória a presença a 75% das sessões de contacto. A avaliação terá um caráter contínuo com as seguintes componentes: 1. Condições de dispensa a exame final Frequência a 75% das aulas teóricas e práticas, realização e apresentação de trabalhos práticos (A) e realização de uma prova escrita (B) (classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e nos trabalhos (A e B) 2. Exame final (C) (Consta da realização de uma prova escrita) 3. Classificação final CF= 0,5*A+0,5*B ou CF= 0,5*A+0,5*C ou CF=C
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACTA (2016). Guide pratique de defense des cultures, Paris, 913 pp Amaro, P. (2003) A protecção integrada. ISA Press, Lisboa, 445pp Pereira, J. & Sousa, P. (2018). A aplicação sustentável de produtos fitofarmacêuticos, Quantica ed., Porto 143pp Simões, J. S. (2005). Utilização de produtos fitofarmacêuticos na agricultura. SPI, Principio, Porto, 104pp http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV https://www.anipla.com/