Código: | LBBA1105 | Sigla: | BA | |
Área Científica: | Biologia e Bioquímica |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LBBA | 22 | Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 | 1º | 5 | 60 | 140 |
Teórico-Práticas: | 40,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Conhecer a biodiversidade zoológica e a Sistemática do Reino Animal.
Fornecer ao estudante o conhecimento integrado e comparativo da evolução dos processos biológicos de funcionamento do corpo dos animais.
Conhecimento especializado da fisiologia dos sistemas cardiorrespiratório, músculo-esquelético, digestivo, reprodutor e nervoso do ser humano como modelo de animal vertebrado com elevado grau de complexidade e especialização funcional.
Análise aplicada e comparativa da anatomofisiologia de aves e mamíferos de interesse zootécnico.
Perspetiva evolutiva da diversidade zoológica existente na Terra.
Sistemática da Biodiversidade Animal. Descrição das principais características dos animais pertencentes aos diferentes Filos animais. Análise da evolução e da complexidade anatomofisiológica dos organismos pertencentes aos diferentes Filos.
Fisiologia e especialização do sistema esquelético, muscular, digestivo, reprodutor, excretor, nervoso e endócrino do ser humano.
Análise, avaliação e identificação de aspetos particulares da anatomofisiologia de aves e mamíferos com interesse zootécnico com aplicações diretas no maneio da sua produção.
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. Primeiramente é enquadrada uma perspetiva biológica, evolutiva e ecológica sobre a diversa biodiversidade animal dotando os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos ao nível da identificação zoológica dos diversos filos e classes de animais, assim como da evolução comparativa ao nível do aumento da complexidade do funcionamento dos órgãos e sistemas.
Posteriormente os conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes adquiram conhecimentos especializados sobre a fisiologia dos principais, órgãos, sistemas e aparelhos que operam na vida do ser humano.
Finalmente, é enquadrada a anatomofisiologia dos animais de produção relacionando-a com o maneio zootécnico.
Ensino-aprendizagem: Aulas teórico-práticas, com exposição e demonstração. O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos. Nas sessões de ensino teórico-prático são usados organismos tipo como moluscos, crustáceos, insetos, peixes e equinodermes e também modelos anatómicos específicos que permitem uma melhor compreensão da anatomia e fisiologia do homem e das aves e mamíferos com interesse zootécnico. Para estes últimos também será feita a observação direta dos organismos existentes na exploração pecuária da Quinta do Galinheiro.
Avaliação:
1 - Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2 - Condições de dispensa a exame final
-
Os estudantes devem realizar 2 provas escritas, ambas com classificação
superior a 8,0 valores, e cuja média seja maior ou igual a 10 valores.
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.
As metodologias de ensino associam uma componente mais teórica, expositiva e de integração, relacionada com a transmissão de conhecimentos (diversidade zoológica, sua organização, classificação e fisiologia), com uma componente mais prática e demonstrativa, realizada dentro e fora da sala de aula (identificação de exemplares de organismos mais simples, visualização de modelos anatómicos, órgãos, esqueletos, e contacto com animais da exploração pecuária da ESAS) que pretende dotar os estudantes de algumas competências ao nível da identificação do todo e das partes funcionais dos organismos. As sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes com o objetivo de apoiar a análise e integração das diferentes matérias.
Eckert R., Randall D., Burggren W. & French K. (2001). Animal Physiology - Mechanisms and Adaptations (5th ed.). W.H.Freeman & Co Ltd.
Frandson, R.D., Lee Wilke, W. & Anna Dee Fails (2009). Anatomy and Physiology of Farm Animals. Ames, Iowa: Wiley-Blackwell.
Hickman, Cleveland P., Jr., Keen, Susan L., Eisenhour, David J., Larson, Allan & l'Anson, Helen (2024). Integrated principles of zoology (19th ed.). New York: McGraw Hill
Seeley, R. R., Stephen, T.D., & Tate, P. (2011). Anatomia e fisiologia (8ª ed.). Lisboa: Lusociência.