Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes desenvolver métodos analíticos em Microbiologia.
Conteúdos programáticos
ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO. 1. Métodos Microbiológicos: caracterização dos seus fundamentos físicos, químicos e biológicos. 2. Métodos de amostragem em diferentes matrizes. Transporte e Conservação de amostras para análise microbiológica. 3. Métodos de preparação de amostras em microbiologia. 4. Métodos de avaliação quantitativa de microrganismos: quantificação de biomassa; quantificação de células (determinação de Bioburden em superfícies e em matérias-primas; determinação de parâmetros cinéticos de crescimento e morte de microrganismos); técnicas de pesquisa (determinação do número mais provável - NMP). 5. Métodos de avaliação da atividade microbiana: determinação de rendimentos em produtos finais de fermentação; determinação de atividade antimicrobiana. 6. Métodos de avaliação de estabilidade e self live. 7. Métodos de avaliação de operadores e ambientes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico-prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. As abordagens aos métodos microbiológicos passam pelo conhecimento dos seus fundamentos físicos, químicos e biológicos e das características das matrizes em análise. Neste contexto é fundamental a apresentação de metodologias normalizadas, refletindo a legislação comunitária e não comunitária.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico-prático assenta em sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos e de desenvolvimento de metodologias microbiológicas, em contexto laboratorial. Na orientação tutorial é complementada a importância da interligação dos fundamentos teóricos com os procedimentos laboratoriais, com a pesquisa e análise de estudos de caso.
Avaliação
Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta de: duas provas escritas (PE) e um trabalho de pesquisa em grupo (TP), conduzindo à dispensa total de exame final [0,6 (média PE)+ 0,4 TP], em que nenhum elemento de avaliação tenha classificação < a 8 e média = ou > a 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teórico-práticas as apresentações audiovisuais pretendem-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, assim como um enquadramento da sua aplicação através de procedimentos laboratoriais. Todas as sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes na análise e interpretação das observações efetuadas ou dos dados obtido, assim como na pesquisa e análise de bibliografia relevante.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Doyle, M.P., Diez-Gonzalez, F.& Hill, C. (Editors) (2019). Food Microbiology, fundamentals and frontiers, 5th edition, ASM Press, Washington, D.C., 1100 pp. International Commission on Microbiological Specifications for Foods (I.C.M.S.F.) (2011). Microorganisms in Foods 8, 1st edition. Springer, Boston, MA, 400 pp. Silva, N., Taniwaki, M.H., Junqueira, V.C.A., Silveira, N.F.A., Okazaki, M.M. & Gomes, R.A.R. (2018). Microbiological Examination Methods of Food and Water. A Laboratory Manual, 2nd edition. London: CRC Press, 564 pp.