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Qualidade e Segurança em Biotecnologia

Código: LBBA1300    Sigla: QSB
Área Científica: Indústrias Alimentares

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 12 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_3

Ensino Teórico: 16,00
Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,87
Teórico-Práticas: 2,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,87
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   0,29
António José Faria Raimundo - ESA   1,33
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA   0,25
Teórico-Práticas Totais 1 2,13
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   1,58
António José Faria Raimundo - ESA   0,55

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos relacionados com a garantia da higiene, segurança (food safety e food security), food defence, food fraud e qualidade alimentar.
Aquisição de conceitos fundamentais para utilização das normas das Séries ISO 9000, ISO 22000, ISO 14000 e de outros referenciais de certificação como BRC, IFS e GLOBALGAP.
Deverão ser adquiridas competências de forma a participar em equipas que implementem e garantam a manutenção de sistemas de gestão da segurança alimentar baseados nos princípios do HACCP, em sistemas de gestão integrada e na elaboração da respetiva documentação em empresas na área da biotecnologia. Aquisição de conhecimentos fundamentais de controlo estatístico de qualidade e das ferramentas de controlo estatístico mais comuns. Competências para elaboração e análise de cartas de controlo e delineamento de planos de amostragem para aceitação em empresas na área da biotecnologia.

Conteúdos programáticos

1.Introdução à segurança e qualidade alimentar, terminologia, definições e legislação aplicável. 2.Implementação de boas práticas de fabrico em biotecnologia. Sistemas de prevenção de perigos biológicos, químicos e físicos. Métodos de limpeza e desinfeção. Códigos de boas práticas de higiene e de fabrico. 3. HACCP: Princípios gerais, pré requisitos e implementação do sistema. 4.Estudo e aplicação de Normas: Série ISO 9000 (Sistemas de gestão da qualidade); Série ISO 22000 (Sistemas de gestão da segurança alimentar); Outros referenciais (BRC, IFS, GLOBALGAP), Série ISO 14000 (Sistemas de gestão ambiental). 5.Controlo da Qualidade: Fundamentos. Cartas de controlo por variáveis e por atributos. Planos de amostragem. 6.Acompanhamento dos trabalhos de grupo relativos aos diferentes temas, nomeadamente trabalhos de desenvolvimento de propostas de plano HACCP aplicados à biotecnologia. Orientação do estudo e análise de condições particulares de diferentes casos aplicados à biotecnologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Utilização da informação que permita aos estudantes conhecer a cadeia alimentar e casos particulares da mesma; aplicação prática de boas práticas e de sistema de gestão legal, que pode ser implementado e aplicado de modo dinâmico nas empresas ligadas à biotecnologia. Identificação de pré-requisitos, de perigos e na avaliação da probabilidade dos mesmos ocorrerem, apresentando grupos de alimentos e potenciais perigos e riscos. Integrar conhecimentos e competências através da elaboração de protótipos de sistemas. Desenvolver competências no domínio da gestão da qualidade e ambiente, partindo da aprendizagem e estudo das principais normas e aplicação dos conhecimentos a casos práticos através da elaboração de documentação própria, como o manual do sistema de gestão, procedimentos e registo. A qualidade dos produtos e a variabilidade dos processos é avaliada por ferramentas de controlo de qualidade entre as quais se incluem as cartas de controlo e os planos de amostragem para aceitação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões Presenciais: Sessões Teóricas (T), Sessões Teórico-práticas (TP), visitas a instalações na escola, trabalhos de pesquisa escritos e desenvolvidos em grupo (3-4 estudantes) e sessões de Orientação Tutorial (OT).
Trabalho Independente: Disponibilização de material de estudo para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais.


Avaliação

Avaliação:
Admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.
Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho de pesquisa em grupo (TPG). Nota final: 0,6PE+ 0,4TPG maior ou igual a 10 valores; nenhum elemento pode ter classificação inferior a 8 valores.
Exame final: 1 prova escrita (60%) + trabalho realizado no semestre (40%); nenhum elemento pode ter classificação inferior a 8 valores, ou 1 prova escrita (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O tempo escolar é limitado, os objetivos dos estudantes são diversos e a compreensão da higiene e da segurança (inocuidade) alimentares e a aplicação de sistemas de gestão da mesma são complexos.
A aplicação correta e eficaz depende do conhecimento de diversas ciências e tecnologias e da integração desses com particularidades e soluções com quais os estudantes não estão familiarizados e que são constantemente atualizados.
A legislação compõe-se de inúmeras peças e as tecnologias de produção são variadas.
Depois da introdução aos assuntos da higiene e da segurança (inocuidade) alimentares e aos sistema de gestão das mesmas será distribuído trabalho que resultará da orientação do coordenador da unidade curricular para serem atingidos os objetivos da mesma.
Ao elaborarem trabalhos de grupo os estudantes sentirão dificuldades que serão levados a suplantar através das suas tentativas pertinentes, suportadas posteriormente por via tutorial pelo coordenador ou por fontes, entidades ou pessoas que possam auxiliar a alcançar os objetivos.
Os estudantes também evoluirão de forma cooperativa por apresentação periódica - em sessões tutoriais - do estado dos sistemas que estarão a elaborar e pela troca de informação e conhecimentos adquiridos pelo estudo na unidade curricular.
Para além dos documentos principais, os estudantes obterão outros documentos dos docentes e constituir-se-á um repositório comunitário de documentos dos grupos de trabalho.
Seguindo esta metodologia os estudantes adquirirão conhecimentos e experiência que lhes darão ferramentas e confiança para participarem em equipas que controlem a higiene e a segurança alimentares, o HACCP, a gestão da qualidade e a qualidade ambiental nas empresas e em atividades de controlo e certificação dos sistemas. De igual modo, ficarão aptos a continuamente se atualizarem a nível documental e ao nível das interpretações legais e técnico científicas que ao longo da sua vida profissional venham a ocorrer.
Os fundamentos do controlo estatístico de qualidade e as ferramentas mais comuns serão apresentadas em sessões teóricopráticas. As sessões de orientação tutória visam a aplicação dos conhecimentos adquiridos a casos práticos, através da elaboração de documentação própria dos sistemas de gestão e de aplicação das ferramentas de controlo estatístico de qualidade. O trabalho independente permitirá ao estudante consolidar os temas e o trabalho desenvolvido nas sessões presenciais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CAC/RCP 1-1969,rev.5-2020.
International Featured Standards. (2018). Standards Product Fraud Guidelines for Implementation. Berlin, Germany.
Manning, L., Soon, J.M. (2016). Food Safety, F. Fraud, and F. Defense: A Fast
Evolving Literature. J. F. S., 81,4.
Montegomery, D.C. (2005). Introduction to statistical quality control. 5th Edition, J.W.&S, NY, USA.
NP EN ISO 9000: 2008. Sistemas de Gestão da Qualidade  Fundamentos e vocabulário. IPQ.
NP EN ISO 9001:2015. Sistemas de Gestão da Qualidade  Requisitos. IPQ.
NP EN ISO 14001:2015. Sistemas de Gestão Ambiental  Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização. IPQ.
NP EN ISO 22000:2018. Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar ¿ Requisitos para qualquer organização que opere na cadeia alimentar. IPQ.
Reg. n.º178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de janeiro de 2002
Reg. n.º 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril de 2004
Reg. n.º853/2004, do Parlamento Europeu, e do Conselho, de 29 de abril de 2004