Código: | LBBA1304 | Sigla: | E&L | |
Área Científica: | Biologia e Bioquímica |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LBBA | 12 | Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 | 3º | 5 | 60 | 140 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Conhecimentos: Compreender conceitos biológicos avançados; Integrar a utilização de conhecimentos científicos, factos e princípios éticos na discussão de casos que envolvam dilemas morais; Compreender a amplitude das questões que são colocadas pela ciência e tecnologia avançadas aplicadas à agricultura e à biotecnologia.
Competências: Saber equilibrar os benefícios e riscos da ciência e da tecnologia; Saber efetuar uma análise risco/benefício; Desenvolver o pensamento crítico e as capacidades de tomada de decisão e processos de reflexão; Efetuar escolhas informadas; Detetar preconceitos no método científico, na interpretação e na apresentação dos resultados da investigação
Desenvolvimento moral: Despertar sentidos de obrigação moral e de valores, incluindo a honestidade e a responsabilidade; Adotar e compreender diferentes pontos de vista sobre questões dilemáticas, incluindo visões biocêntricas e ecocêntricas, e não apenas antropocêntricas.
ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO. 1. Introdução. 2. O que é a Ética, a Moral, a Bioética e a Deontologia. 3. Ética Antropocêntrica, Biocêntrica e Ecocêntrica. 4.História da Bioética e (bio)Ética Principialista 5. Ética Consequencialista e Raciocínio moral. 6 . Dilemas éticos e como os resolver. 7. Integridade académica e científica. 8. Ética da comunicação com ênfase na comunicação de ciência 9. Estudo de casos em diferentes áreas de aplicação com ênfase na Agricultura. 10. Legislação relevante em Biologia e Biotecnologia.
Os conteúdos definidos permitem ao aluno criar um quadro de referência e uma compreensão da bioética e das suas diferentes vertentes, de forma que lhe seja possível abordar dilemas éticos atuais, em particular na agricultura e na biotecnologia, de uma forma equilibrada, tendo em conta os princípios éticos universalmente aceites, mas também permitindo análises baseadas no raciocínio moral e numa perspetiva consequencialista. No contexto de uma formação científica são abordados aspetos da integridade académica, da investigação e da comunicação de ciência. É realizado o enquadramento legislativo atual para a aplicação da inovação na agricultura em particular na produção de alimentos.
O ensino teórico-prático assenta em sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos. Também se inclui a leitura e análise de publicações específicas na base de casos de estudo, a visualização de documentários, seguidos de debate. Sempre que possível algumas sessões serão planeadas como espaços de discussão interdisciplinar, contando com especialistas convidados em algumas das áreas abordadas nos conteúdos programáticos.
A avaliação contínua consta de dois ensaios sobre aspetos éticos atuais (2T) e a apresentação oral e discussão de uma solução suportada de um dilema ético (P), cuja classificação final é definida pela equação [0,5 (média 2T) + 0,5 (P)], conduzindo à dispensa total de exame final caso nenhum elemento de avaliação tenha classificação < a 8 e a média seja = ou > a 10 valores. Se o valor for < que 10 haverá lugar a um exame final, constando de uma prova escrita com notação de 0-20 valores em que a aprovação implicará uma nota = ou > 10.
Nas sessões teórico-práticas as apresentações audiovisuais pretendem-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, assim como um enquadramento da sua aplicação de seminários, documentários e análise de publicações específicas. Todas as sessões são momentos de interação com os estudantes na análise e interpretação das observações efetuadas ou dos dados recolhidos, assim como na pesquisa e análise de bibliografia relevante.