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Nutrição e Alimentação Animal

Código: LBBA1305    Sigla: NAA
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 12 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_3

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carla Giselly de Souza - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Giselly de Souza - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos sobre os alimentos, a sua composição nutricional, como os alimentos são utilizados, quais as principais funções dos nutrientes e que conheça o que se considera uma alimentação adequada. Na componente prática, pretende-se que os estudantes adquiram experiência laboratorial e conhecimentos para a execução de métodos de análise da composição nutricional de alimentos.

Conteúdos programáticos

1. Noções sobre alimentos e nutrientes. Macronutrientes. Micronutrientes. Funções e fontes alimentares de nutrientes. 2. Digestão absorção e metabolismo dos nutrientes. 3. Digestibilidade. Métodos. Fatores que afetam a digestibilidade. 4. Energia. Conteúdo energético dos alimentos. Partição energética do alimento no animal. Sistemas de avaliação energética. 5. Proteína. Conteúdo proteico dos alimentos. Proteína para ruminantes. Sistemas de avaliação proteica. 6. Necessidades nutricionais e energéticas para manutenção, crescimento, reprodução e lactação. 7. Alimentação animal. Alimentação de animais não ruminantes. Alimentação de animais ruminantes. 8. Análise laboratorial de alimentos. Análise proximal de alimentos. Métodos modernos de análise de alimentos. 9. Inovação. Novos alimentos e fontes de nutrientes. Nutrigenómica e nutrigenética. 10. Relação entre a nutrição animal e a qualidade dos produtos animais e seu reflexo na saúde dos consumidores

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Procurando esta unidade curricular que o estudante adquira conhecimentos sobre os alimentos, a sua composição nutricional, como os alimentos são digeridos e os nutrientes metabolizados, quais as principais funções dos nutrientes e que conheçam o que se considera uma alimentação adequada em diferentes animais de produção e em humanos, os conteúdos lecionados abrangem a vertente macro e micronutricional da composição dos alimentos, digestão e metabolização, variáveis que afetam a disponibilidade de energia e nutrientes, bem como, as necessidades nutricionais, para que seja possível ao estudante depreender o que se entende por uma nutrição e alimentação adequadas em animais de produção e humanos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático através dos métodos expositivo, ilustrativo, interrogativo e demonstrativo baseado principalmente na bibliografia da unidade curricular, recorrendo à apresentação e discussão de estudos de caso e possibilitando aos alunos colocar em prática métodos de avaliação da composição nutricional de alimentos em laboratório. Orientação tutorial para apoio na preparação para realização de exame final.


Avaliação

Todos os estudantes estão admitidos a exame final, que consta de uma prova escrita. A avaliação contínua, que pode conduzir à dispensa de exame final, assenta em duas provas escritas e de um relatório/trabalho em grupo. Nenhuma das componentes dos elementos de avaliação para dispensa total pode ter uma classificação inferior a 8 valores e a média dos 3 elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. Verificadas estas condições, o cálculo da classificação de dispensa é: 0,4 (1ª prova escrita) + 0,4 (2ª prova escrita) + 0,2 (relatório/trabalho em grupo).



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conceitos teóricos relacionados com os conteúdos da unidade curricular são apresentados em sessões teórico-práticas com apoio em apresentações PowerPoint complementadas com exemplos de aplicação prática, realização de fichas de trabalho/exercícios de aplicação dos conhecimentos, estudos de caso, posteriormente corrigidos e discutidos e com a demonstração da colheita e preparação de amostras de alimentos e das metodologias analíticas nos laboratórios da Escola, permitindo aos estudantes adquirirem competências laboratoriais nos métodos básicos de análise de alimentos.


Observações


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