• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LBBA1350
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto

Código: LBBA1350    Sigla: PROJ
Área Científica: Biologia e Bioquímica, Indústrias Alimentares

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 12 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_3

Orientação Tutorial: 8,00

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 4,00
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA   2,00
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular destina-se a fazer um acompanhamento dos estágios. Na unidade curricular, o estudante vai apresentar e discutir um projeto de trabalho, investigação e/ou experimentação, incluindo: a definição e o enquadramento do tema; a formulação dos objetivos; a revisão bibliográfica; a calendarização do plano de estágio; a conceção de relatórios intercalares das atividades do estágio e o desenvolvimento de um trabalho final de curso, com a sua apresentação escrita e oral perante um júri.
De acordo com a área científica do estágio, o estudante será apoiado por um orientador interno, docente da escola, e um orientador externo do local de estágio. O orientador interno supervisiona o desenrolar do trabalho prático do estudante, fornecendo o apoio necessário ao estudante e ao local de estágio para a realização do estágio. O orientador externo assegura as condições necessárias para a realização do trabalho prático do estudante e verifica o cumprimento por parte deste.

Conteúdos programáticos

As principais áreas de estágio são:
- áreas aplicadas da Biologia;
- áreas da Biotecnologia, com especial revelo para as áreas alimentar, ambiental e de preservação de recursos genéticos animais e vegetais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes apliquem e integrem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, de acordo com a área escolhida para desenvolver o estágio.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões de orientação tutorial com os respetivos orientadores e com o coordenador do curso.


Avaliação

A avaliação consta de vários elementos que evidenciam a interligação entre o estágio e o trabalho final de curso: as tarefas desenvolvidas ao longo do projeto (20%), a avaliação do orientador do local de estágio (20%), o Trabalho Final de Curso, escrito (45%), e a sua apresentação oral (15%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de desenvolver um projeto autonomamente, aplicando e aprofundando os conhecimentos adquiridos, assim como de procurar novos conhecimentos e desenvolver competências de análise, capacidade crítica, inovação, comunicação e escrita. As sessões tutoriais destinam-se a dar indicações aos estudantes sobre as melhores formas de atingir os objetivos pretendidos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC, USA: American Psychological Association, 427 pp.
Crespo, M.V.& Jorge: A. T. (2013). Normas gerais para a elaboração de trabalhos escritos - segunda atualização. Santarém: Escola Superior Agrária de Santarém. Ciclostilado, 29 pp.