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Genética

Código: LQANH1201    Sigla: GEN
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 22 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Ensino Teórico: 20,00
Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Ana Paula Martins Farinha Resende - ESA   0,00
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   0,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Paula Martins Farinha Resende - ESA   0,80
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Marisa Reis Varanda - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento da estrutura, função, regulação e transmissão dos genes. Compreensão das relações entre fenótipo, genótipo e ambiente e das potencialidades da intervenção sobre os genótipos para o melhoramento dos fenótipos. Conhecimento dos fundamentos e dos produtos das principais aplicações tecnológicas da genética.

Conteúdos programáticos

Genética clássica: Genética Mendeliana, Extensões da análise Mendeliana
Citogenética: Teoria cromossómica e da hereditariedade, Autossomas e cromossomas sexuais, hereditariedade ligada ao sexo, Estrutura dos cromossomas, Alterações cromossómicas
Mapeamento genético: Recombinação, grupos de ligação, mapas genéticos
Genética das populações: Frequências genotípicas e génicas. Lei de Hardy-Weinberg. Alteração genética
Técnicas em biologia molecular. Biotecnologia. Análise do genoma 
Diversidade fenotípica: expressão génica e sua regulação; RNA
Diversidade fenotípica: fenótipos qualitativos e quantitativos; introdução à genética quantitativa
Transmissão de genes e da sua expressão: replicação e transmissão de ácidos nucleicos; imprinting parental
Genética aplicada: 
(i) Melhoramento genético: da domesticação ao melhoramento; objetivos e produtos; métodos de obtenção de variabilidade genética; teoria e métodos de seleção
(ii) Engenharia genética: transformação genética, OGM e NGT; aplicações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos percorrem os conceitos fundamentais da Genética, as causas da diversidade genética, os processos reguladores que a fazem refletir-se na diversidade fenotípica e a transmissão genética e epigenética. O último capítulo articula a informação precedente na conceção de instrumentos, técnicas e métodos de aplicação ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino inclui aulas teóricas (T) e teórico-práticas. As aulas T são essencialmente expositivas e as teórico-práticas consistem na resolução de exercícios.


Avaliação

Os alunos podem optar por uma avaliação contínua (AC), ou uma avaliação final única (AU). 
Todos os alunos inscritos na UC têm acesso a exame final.
A AC consiste em 2 frequências, cada uma com peso de 50% da nota final (NF), com cerca de metade da matéria cada, onde é avaliada a componente T e TP. 
A componente teórico-prática tem um peso de 30% na NF em qualquer uma das avaliações.
O estudante pode optar pela AC apenas a 1 das componentes (T ou TP).
Se o estudante optar pela AU ou reprovar na AC; a avaliação será realizada através de um exame escrito com toda a matéria.
As notas das componentes T e TP para alunos que não concluam a UC, serão guardadas durante os dois anos seguintes. 
Os alunos não poderão ter nota inferior a 8 em nenhuma das frequências, nem em nenhuma das componentes (T e TP) e serão aprovados se a NF for maior ou igual a 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas expositivas são fundamentais para apoiar a compreensão de conceitos e processos e integrá-los nas aplicações conducentes ao desenvolvimento de produtos e serviços. A resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas procura a utilização em rotina de conceitos e a consolidação da compreensão dos processos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arraiano, C. M. & Fialho, A. M. (Coord.) (2007). O Mundo do RNA: Novos Desafios e Perspectivas Futuras. Lisboa: Lidel, 296 pp.
Griffiths, A. J. F. et al. (2020). An Introduction to Genetic Analysis (12th ed.). New York: W. H. Freeman & Co Ltd., 891 pp.
Hartl, D. L. & Jones, E. W. (2004). Genetics: Analysis of Genes and Genomes (6th ed.). Burlington: Jones and Bartlett Publishers, Inc., 854 pp.
Klug et al.(2016). Concepts of genetics. Pearson, England.ISBN 13: 978-1-292-07726-0 
Sleper, D.A. & Poehlman, J.M (2006). Breeding Field Crops (5th ed.). ISBN: 978-0-813-82428-4, Wiley-Blackwell, 432 pp.
Watson, J. et al. (2007). Recombinant DNA: Genes and Genomes - A Short Course. Cary: Cold Spring Harbor Laboratory Press, 474 pp.