Código: | LQANH1204 | Sigla: | PSIC | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
QANH | 19 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 2º | 5 |
Ensino Teórico: | 20,00 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Compreender a importância dos fatores sociais e psicológicos das sociedades contemporâneas relacionados com a alimentação, saúde e estilos de vida.
Explorar os conceitos elementares das ciências sociais e particularmente da sociologia e psicologia.
Apresentar os conceitos fundamentais da abordagem funcionalista da sociedade.
Expor os fundamentos teóricos e conceptuais da abordagem marxista e suas implicações nos domínios da saúde e alimentação.
Compreender sociologicamente os fenómenos sociais, à luz da proposta construtivista
Promover uma análise e reflexão sociológica aplicada aos fenómenos do consumo, alimentação e estilos de vida.
Discutir o papel dos novos media sobre consumo, alimentação e estilos de vida.
Explorar tendências contemporâneas da pesquisa em alimentação, consumo e saúde.
O programa do curso está totalmente alinhado com os objetivos de aprendizagem e fornece uma abordagem progressiva e integrada ao estudo das ciências sociais, particularmente da sociologia e da psicologia. Começa com uma exploração dos conceitos fundamentais destas disciplinas, que fornecem as bases teóricas essenciais para a compreensão dos tópicos subsequentes. Segue-se uma apresentação dos fundamentos teóricos da abordagem marxista, que permite uma análise crítica da dinâmica do poder e da desigualdade nas áreas da saúde e da nutrição e fornece uma visão mais profunda dos sistemas de produção e consumo de alimentos.
A compreensão sociológica dos fenómenos sociais, à luz da abordagem construtivista, reforça a ideia de que as realidades sociais são construídas através de práticas e discursos, o que é essencial para compreender os comportamentos alimentares e os estilos de vida. Por último, ao explorar as tendências atuais da investigação em matéria de alimentação, consumo e saúde, os estudantes serão atualizados e dotados dos instrumentos necessários para analisar de forma fundamentada e crítica os fenómenos sociais em constante mutação.
Os métodos de ensino desta disciplina baseiam-se numa combinação de aulas teóricas, análise de casos práticos e discussões em grupo. As aulas teóricas introduzem os principais conceitos das ciências sociais, enquanto os casos práticos permitem a aplicação crítica desses conceitos aos fenómenos do consumo, da nutrição e da saúde. Os debates incentivam a reflexão ativa e a troca de perspetivas e promovem um ensino dinâmico e centrado no aluno, de acordo com o modelo pedagógico participativo.
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: assistência obrigatória a 50% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial.
Elementos de avaliação contínua:
Desenvolvimento de um trabalho de pesquisa em grupo (TG) com apresentação (50%)
Realização de um trabalho Individual (TI) com apresentação em aula respetivo relatório (50%)
Fórmula para a classificação final:
0,5 Trabalho individual (incluí exposição em aula respetivo relatório de até 8 páginas)
0,5 Trabalho de grupo (incluí exposição na aula e respetivo relatório de até 10 páginas)
Condições de dispensa total: assistência obrigatória a 50% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial e obtenção de um mínimo de 10 valores no conjunto dos dois elementos de avaliação contínua.
Exame final: 1 prova escrita. Aproveitamento com nota igual ou superior a 10 valores.
Os métodos de ensino e de avaliação estão alinhados com os objetivos de aprendizagem e promovem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos das ciências sociais, em particular da sociologia e da psicologia. A combinação de aulas expositivas com debates e trabalhos de grupo promove uma compreensão crítica e aplicada de conceitos como o funcionalismo, o marxismo e a construção social dos fenómenos. A avaliação contínua através de trabalhos individuais e de grupo, apresentações e relatórios permite a aplicação prática das teorias estudadas, enquanto o exame final assegura a consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Aron, R. (1994). As etapas do pensamento sociológico, Lisboa. Publicações D. Quixote.
Beck, U. (1992). The Risk Society. Sage.
Beck, U., & Beck-Gernsheim, E. (2002). Individualization Ulrich Beck and Elisabeth Beck-Gernsheim. SAGE.
Berger, P. L., & Luckmann, T. (2010). A construc¿a¿o social da realidade: Tratado de sociologia do conhecimento. Vozes.
Carvalho, L. M. (2019). As Plantas e os Portugueses: Património, Tradição e Cultura. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Cruz, M. B. (2004). Teorias sociológicas: Os fundadores e os clássicos (Antologia de textos). Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas.
Giddens, A. (2013). Sociologia, 9. ª. Edição Revista e Actualizada com Philip W. Sutton Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. p, 451.
Lima, M. L. (2018). Nós e os outros. FFMS.
Vala, J., & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia social (No. 9ª edição revista e actualizada). Fundação Calouste Gulbenkian.
Valagão, M. M. (2024). Património Alimentar de Portugal. FFMS.