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Avaliação e Prescrição do Exercício nas Fases Especiais da Vida

Código: MAFS002    Sigla: APEFEV
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 22 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00
Outras: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 1,00
Outras: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,40
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,60
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Ana Rita Terruta Ribeiro Marques de Oliveira   0,60
Bruno Alexandre da Conceição Rodrigues   0,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,07
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,00
Seminários Totais 1 1,00
Bruno Alexandre da Conceição Rodrigues   0,80
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,20
Outras Totais 1 0,33
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos:
1) aprofundar o conhecimento sobre as principais caraterísticas, capacidades, necessidades, e objetivos das populações em fases especiais da vida
e com determinadas condições clínicas;
2) aprofundar o conhecimento sobre as recomendações para a atividade física;
3) aprofundar o conhecimento sobre as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e prescrição do exercício para as populações em fases especiais da vida;
4) pesquisar e interpretar a evidência científica que sustenta o efeito salutogénico da atividade física.

Competências:
5) interpretar as recomendações para a atividade física para a população adulta aparentemente saudável e nas fases especiais da vida;
6) aplicar as principais formas de avaliação pré-exercício e das componentes da condição física relacionadas com a saúde;
7) planear as componentes da prescrição do exercício;
8) analisar a evidência científica que sustenta o efeito salutogénico da atividade física.

Conteúdos programáticos

1)Atividade física, exercício físico, condição física e saúde: evidência científica em populações em fases especiais da vida.
2) Características, objetivos, e necessidades especiais das populações em fases especiais da vida (crianças, grávidas e idosos) e com determinadas condições clínicas (obesidade, diabetes e fragilidade).
3)Avaliação e prescrição do exercício em fases especiais da vida e com determinadas condições clínicas.
4)Desenvolvimento e validação de programas de Exercício. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A área socioprofissional do Exercício e Saúde requer uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos das populações-alvo, que se prendem essencialmente com a promoção da saúde, bem-estar, e melhoria da condição física e funcionalidade.
Além da perspetiva de intervenção primária, a diversidade das características e necessidades específicas das populações-alvo, levou a que o exercício físico seja também um instrumento de intervenção secundária.
Com base nas recomendações para a atividade física e nas linhas orientadoras para APE, pretende-se conhecer as caraterísticas, as capacidades, e as necessidades dos vários grupos da população com que o profissional de exercício físico intervém, no sentido de estabelecer objetivos realistas e promover a adesão. Utilizam-se métodos e técnicas de avaliação subjetiva e objetiva dos praticantes, e subsequente prescrição do exercício, que se operacionaliza através do planeamento de diferentes formas de exercício físico e respetiva monitorização.
No Mestrado em Atividade Física e Saúde (MAFS) da ESDRM, as UC de Avaliação e Prescrição do Exercício em Fases especiais da Vida (APEFEV) e Saúde Pública e Atividade Física (SPAF), estão organizadas num paradigma de aprendizagem continuada com vista ao aprofundamento e atualização de conhecimentos e competências para adaptação das linhas orientadoras da APE e planeamento de programas de exercício físico para, respetivamente, população adulta aparentemente saudável e fases especiais da vida atletas (APEFEV); e populações especiais
com determinadas condições clínicas (SPAF).
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos (O)de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC:
O1 » C1
O2 » C1
O3 » C2 a C8
O4 » C1
O5 » C2 a C8
O6 » C2 a C8


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição e discussão dos conteúdos; pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto; estudo independente.


Avaliação

É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final (média aritmética): REVISÃO NARRATIVA (pode ser realizada em grupo): 1) resumo PT/EN; 2) introdução, objetivos e métodos; 3) características da população; 4) benefícios AF; 5) recomendações AF; 6) APE: avaliação pré-exercício; CF; prescrição do exercício; 7) programas de exercício; 8) discussão; 9) implicações para a prática; 10) investigação futura; 11) conclusões; 12) referências; 13) infográfico; 14) apresentação (avaliação individual).
Nota mínima de cada elemento: 8 valores. Dispensa da avaliação por exame: nota mínima em cada elemento de avaliação e a classificação final >10 valores.
Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM. ACSMs Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 7ed. LWW. 2013
ACSM. ACSMs Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities. 4ed. Human Kinetics. 2016
ACSM. ACSMs Health-Related Physical Fitness Assessment Manual. 5ed. Wolters Kluwer. 2017
ACSM. ACSMs Resources for the Personal Trainer. Wolters Kluwer. 2017
ACSM. ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer. 2018
ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. Wolters Kluwer. 2021