Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer as metodologias de investigação em Fisiologia do Exercício em Populações Especiais (PE); Conhecer e explicar as especificidades das adaptações crónicas e agudas ao exercício em populações em diferentes fases especiais de vida e com diferentes condições clinicas; Conhecer, avaliar e interpretar as adaptações ventilatórias, cardiorrespiratórias, hemodinâmicas, neuromusculares e neuro-hormonais em exercício em populações com diferentes condições; Capacitar para atuar com pessoas em diferentes condições de saúde, desenvolvendo as etapas necessárias para a compreensão dos processos fisiológicos subjacentes ao exercício e à elaboração e aplicação de programas de exercício, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida. Avaliar capacidades funcionais, através da aplicação e interpretação de procedimentos de testes; Controlar e avaliar as características gerais dos exercícios.
Conteúdos programáticos
Adaptações respiratórias, cardiovasculares e neuromusculares ao exercício
Principais diferenças fisiológicas entre a criança/jovem e o adulto face ao exercício
Fisiologia do exercício no idoso
Sistema Ósteo-Articular e Fisiologia Neuromuscular; Fisiologia Renal, Endócrina e Metabólica
Adaptações respiratórias, cardiovasculares e neuromusculares ao exercício
Fisiologia do exercício durante a gestação, puerpério e menopausa
Fisiologia do exercício durante o puerpério
Fisiologia do exercício na mulher pós-menopáusica
Impacto das doenças crónicas e do sedentarismo
Fisiologia do exercício em indivíduos com condições clínicas crónicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma utilização de metodologias ditas bidirecionais. Estas potenciam o envolvimento dos estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências incentivando o trabalho autónomo. As atividades nas aulas de tipologia teórico-prática ampliam a prática instrumental e a aplicação dos conhecimentos desenvolvendo a competência técnico-científica. A organização dos conteúdos como forma de atividades de ensino e aprendizagem favorece a compreensão da multiplicidade de aspetos que compõe a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos conhecimentos, correspondendo desta forma a um processo de produção e conhecimento (investigação).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
São utilizadas metodologias expositivas, resolução de problemas e metodologias de e-learning (e-L). Nesse sentido, há um alinhamento dos conteúdos expositivos e/ou uso de softwares (ex. SPSS), observações técnicas, entre outros, utilizando o ensino à distância (e-learning). Os tópicos a serem tratados ao longo da UC serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas serão baseadas nas necessidades comunicativas dos alunos e adequadas às suas características como futuros profissionais de exercício físico: exposição direta ao uso das competências e a situações problema enunciados oralmente e em textos selecionados; participação direta em interação comunicativa e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades de exploração. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula.
No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação.
As sessões são compostas por transmissão de informação e de aplicação dos instrumentos, metodologias e de procedimentos apresentados.
Avaliação
A avaliação contínua é o modelo principal da avaliação da UC e consiste em três avaliações (1 teste escrito, 1 trabalho individual em power point, 1 apresentação do trabalho individual). Classificação final = média aritmética dos 3 momentos de avaliação. O exame final consiste numa prova escrita e numa prova oral individual. Classificação final = (classificação da prova escrita + classificação da prova oral)/2. Para os alunos em situações especiais, aplica-se o disposto no artigo 19.º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências. A aplicação deste regime de frequências incidirá exclusivamente no período normal de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular decorre através aulas com tipologia de aulas teóricas, teórico-práticas e de EaD. As aulas teóricas visam a lecionação de conteúdos mais expositivos. As aulas teórico-práticas têm como finalidade a transmissão de conteúdos de natureza aplicada e permitir aos estudantes a utilização dos conteúdos em situações de prática laboratorial e de campo. As aulas são constituídas por: i.Sessões de informação e exposição de conteúdos; ii.Sessões de utilização dos instrumentos apresentados e de debate dos temas abordados; iii.Sessões de aplicação em ambiente experimental/laboratorial e de campo
A UC apresenta uma estrutura baseada na transmissão e aquisição de conteúdos com uma forte componente teórico-prática e de práticas laboratoriais. De forma a corresponder ao paradigma do Processo de Bolonha, quanto aos modelos pedagógicos, os conteúdos da UC constituem-se como um suporte em termos de conhecimento no qual se alicerça o conhecimento teórico-prático e consequentemente as competências do saber-fazer e do fazer. Para tal a UC aborda os conteúdos da Fisiologia do Exercício nas suas múltiplas funções mecânicas, físicas e metabólicas. A UC estuda os processos adaptativos relacionados com a atividade física na execução de tarefas motoras em diferentes situações de exercício nas diferentes populações. Os conteúdos são lecionados a uma escala aplicada aos efeitos da atividade física e do exercício no organismo humano, abordando a Fisiologia do exercício em populações em fases especiais de vida e condições clinicas crónicas. A partir do conceito de adaptação e das condições clínicas, pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana em situações de exercício. Pretende-se que os alunos compreendam a resposta adaptativa e as condicionantes clínicas como forma dos sistemas aumentarem o seu nível de desempenho e de eficácia, em termos de custo energético e de pressão de desempenho.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Liguori, G, & ACSM (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription (11th edition). Lippincott Williams & Wilkins.
Swain, DP, Brawner, C, & ACSM. (2014). ACSM's resource manual for guidelines for exercise testing and prescription. Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.
Buckley JP. (2008). Exercise Physiology in Special Populations Advances in sport and exercise science. Elsevier.
Ehrman et al, (2013). Clinical Exercise Physiology (3rd Ed.). Human Kinetics.
Moore GE,et al (Editors) 2016. ACSM's Exercise Management for Persons With Chronic Diseases and Disabilities (4th Ed). Human Kinetics
Cormie et al (2018). Clinical Oncology Society of Australia position statement on exercise in cancer care. Medic Jour Austral, 209(4), 184-187.
Mota, P., & Bø, K. (2021). ACOG committee opinion no. 804: Physical activity and exercise during pregnancy and the postpartum period. Obstetri & Gynecolo, 137(2), 376.