Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes uma aprendizagem das diferentes metodologias e técnicas usadas na avaliação microbiológica de diferentes tipos de matrizes (ar, água, solo, alimentos).
Conteúdos programáticos
ENSINO TEÓRICO: 1- Métodos microbiológicos e as suas bases físicas, químicas, imunológicas e de biologia molecular. 2- Conceito de microrganismos indicadores e sua caracterização. Escolha e significado de microrganismos indicadores em diferentes matrizes (ar, água, solo, alimentos).
ENSINO PRÁTICO: I - Sistematização de métodos com exemplos aplicados a diferentes substratos. 1 - Colheita, transporte e conservação de amostras para análise. Preparação de amostras para análise. 2 - Técnicas básicas de contagem de microrganismos indicadores de qualidade. 3 - Pesquisa e contagem de indicadores de higiene e de segurança. 4 - Testes de estabilidade ou shelf life. II - Introdução à identificação de microrganismos. Métodos alternativos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico-prático assenta em sessões teóricas de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos e em sessões práticas laboratoriais que assentam em metodologias e técnicas nos referenciais nacionais e internacionais para o estudo do isolamento e cultura de microrganismos, a pesquisa ou contagem de microrganismos indicadores ou a identificação de microrganismos em diferentes tipos de matrizes e nas diferentes áreas de aplicação da Microbiologia.
Avaliação
Os estudantes inscritos estão admitidos a exame. Avaliação contínua: 2 provas escritas com componente teórica e prática (PE) e 1 trabalho de pesquisa bibliográfica em grupo (TP). Nenhum elemento de avaliação pode ter uma classificação <8 valores. Para dispensa de exame final é obrigatória a assistência a 75% das sessões de contacto e a classificação com a ponderação de [0,5 (média 2PE) + 0,5TP] = ou >10 valores. O exame final: uma prova escrita e laboratorial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Madigan, M.T., Bender, K.S., Buckley, D.H., Sattley, W.M., Stahl, D.A. (2019). Brock Biology of Microorganisms.(15th ed.) United Kingdom: Pearson Education Limited. Willey, J., Sherwood, L. & Woolverton, C. (2017). Prescott's Microbiology. (10th ed.), USA: McGrawHill. Ferreira, W.C., Sousa, J.C.F. & Lima, N. (2010). Microbiologia. (1ª ed.) Lisboa: Lidel-Edições técnicas. Alcântara, F., Cunha, M. A. & Almeida, M. A. (2001). Microbiologia. Práticas Laboratoriais. (2ª ed.); UA Editora, Aveiro.