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Métodos Instrumentais de Análise II

Código: TANL1200    Sigla: MIA 2
Área Científica: Química

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 7 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_2

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   2,93
Patrícia Isabel Antunes Henriques - ESA   1,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A disciplina de Métodos Instrumentais de Análise II tem como objetivos:
- O estudo de processos analíticos baseados na análise instrumental
- O estabelecimento de critérios de opção das diferentes técnicas analíticas em relação ao problema analítico em resolução
- Os princípios de diferentes métodos instrumentais analíticos (cromatográficos)

Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos, desenvolvam de aptidões e atitudes que permitam compreender o modo de funcionamento dos equipamentos e conheçam as principais aplicações das técnicas instrumentais utilizadas em química analítica quantitativa, com foco na cromatografia.

Conteúdos programáticos

Cromatografia
Introdução à separação analítica:
- Separações cromatográficas. Definição de cromatografia.
- Fase móvel, fase estacionária, eluente, eluição.
- Cromatograma.
- Principais mecanismos base dos processos de separação cromatográfica: partição, adsorção, troca iónica, exclusão molecular, afinidade.
Conceitos gerais.
Classificação dos métodos cromatográficos: cromatografia planar e cromatografia em coluna. Cromatografia gasosa, cromatografia líquida e cromatografia de fluidos supercríticos.


A importância das técnicas cromatográficas nos modernos laboratórios farmacêuticos, clínicos, etc.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

É essencial conhecer os conceitos de cromatografia e dos processos envolvidos numa separação cromatográfica para que os alunos consigam compreender o funcionamento de equipamentos e resolver problemas relacionados com a aplicação da técnica de cromatografia.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico, envolvendo exposição dos conceitos por meio de apresentação audiovisual; Ensino teórico-prático, através de exercícios de aplicação da matéria teórica; Ensino prático laboratorial com aplicação de métodos instrumentais de análise. 


Avaliação

A avaliação contínua, que pode conduzir à dispensa de exame final, pressupõe:
- A assistência obrigatória de 75% das sessões de contacto;
- Quatro fichas de avaliação, que irão incidir nas atividades desenvolvidas nas sessões laboratoriais (FAP);
- Duas provas escritas teóricas (PT), que incidirão na matéria lecionada nas sessões teóricas e teórico práticas, cuja classificação individual não poderá ser inferior a 8.0 valores;
- A média de cada elemento de avaliação (FAP e PT) não pode ter uma classificação inferior a 10.0 valores;
- A classificação final da avaliação contínua deverá ser ¿10.0, sendo calculada pela fórmula:

(0,4 média FAPs) + 0,6 (média PTs)
Exame final:
- É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular;
- O exame final consta de uma prova escrita, que incidirá na matéria abordada nas sessões teóricas, teórico-práticas e práticas.
- Tem dispensa parcial do exame quem tiver classificação inferior a 10.0 valores num dos elementos de avaliação (FAP ou PT).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC envolve ensino teórico para que sejam abordados os diferentes conceitos de cromatografia e separação cromatográfica, bem como dos princípios fisícos e químicos que estão envolvidos na mesma. A aplicação dos conceitos é efetuada nas aulas teórico-práticas e laboratoriais. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Gonçalves M.L. (2001). Métodos Instrumentais de Análise de Soluções: análise quantitativa. 4ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Harris D. (2008). Analise química quantitativa, 7ª edição, Ltc.

Jefferey GH, Basset J, Mendham J, Denney RC. (2002). Vogel: Análise Química Quantitativa, 6ªEdição, Ltc.

Pombeiro A. (2003). Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial, 4ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Skoog D., Holler F., Crouch S. (2007). Principles of Instrumental Analysis, 6ª Edição. Thomson Brooks/Cole.
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Observações