Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e competências sobre a avaliação microbiológica de alimentos de origem vegetal e animal, salientando-se as componentes de qualidade, higiene e segurança alimentar.
Conteúdos programáticos
ENSINO TEÓRICO: 1- Introdução à Ecologia dos Microrganismos em Alimentos: Diversidade de microrganismos. 2- Caracterização da Microbiota nos Alimentos: Produtos de origem vegetal; Produtos de origem animal. ENSINO PRÁTICO: 1 - Análises Microbiológicas Produtos de Origem Vegetal: estudos de casos. 2 - Análises Microbiológicas Produtos de Origem Animal: estudos de casos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. A abordagem à ecologia dos microrganismos nos alimentos efetua-se caracterizando os diferentes grupos de microrganismos nos diferentes tipos de matrizes alimentares. Os conceitos sobre a garantia da qualidade são desenvolvidos desde a amostragem à execução e interpretação da análise microbiológica de alimentos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos. No ensino prático laboratorial são introduzidos procedimentos e técnicas que permitem caracterizar os microrganismos dos diferentes tipos de matrizes alimentares, usando as características intrínsecas e extrínsecas para a seleção das metodologias, apoiadas em normas.
Avaliação
Todos os estudantes inscritos estão admitidos a exame. Na avaliação contínua os elementos de avaliação são uma prova escrita teórica (PE), um trabalho de pesquisa bibliográfica (TP) e duas fichas escritas práticas (F) com a seguinte ponderação [0,5 (PE) + 0,5 (média 2F+TP)]. Para dispensa de exame final é obrigatória: a assistência a 75% das sessões de contato; que nenhum elemento de avaliação tenha classificação < 8 e que as suas médias sejam = ou >10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, assim como uma perspetiva de integração na ecologia microbiana, com especial atenção para a sua aplicação nos produtos de origem vegetal e animal. As práticas laboratoriais visam a aplicação prática de alguns procedimentos e técnicas, usando estudos de caso. Todas as sessões práticas laboratoriais são momentos de interação com os estudantes na análise e interpretação das observações efetuadas ou dos dados obtidos.
Tratando-se de uma unidade curricular terminal, justifica-se a interligação entre a componente teórica, expositiva, e a componente prática e laboratorial, sendo essencial que os estudantes dominem as metodologias de análise microbiológica dos alimentos, a expressão dos resultados e a sua interpretação através da utilização de documentos e legislação nacional e internacional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Doyle, M.P., Diez-Gonzalez, F. & Hill, C.(2019) Food Microbiology, fundamentals and frontiers (5th ed.), , Washington, D.C.: ASMPress, 1100pp.. International Commission on Microbiological Specifications or Foods - ICMSF (2005) Microorganisms in Foods 6: Microbial Ecology of Food Commodities. Blackie Academic & Professional. Disponível em: http://www.icmsf.org/publications/books.html Montville, T. J., Karl R. Matthews, K. R. & Kniel, K. E. (2012). Food microbiology: an introduction. (3rd ed.). Washington, D.C.: ASM Press.