Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Utilizar de modo avançado um processador de texto para obter máxima produtividade, qualidade e versatilidade dos documentos produzidos;
2. Analisar, conceber e implementar soluções de folha de cálculo.
Conteúdos programáticos
1. Processamento de texto - MS-Word
Estrutura de um documento; Formatação; Revisão e impressão; Cabeçalhos e Rodapés; Estilos; Inserção de objetos; Índices; Impressão em série.
2. Folha de cálculo - MS-Excel
* Introdução ao Excel
- Introdução e edição de dados; - Copiar e mover; - Formatação de documentos; - Validação de dados
* Fórmulas e funções
- Inserção, edição de fórmulas; - Auditoria de fórmulas; - Utilização dos diferentes mecanismos de referenciação; - Funções: base de dados, consulta & referência, data & hora, estatística, financeiras, informação, lógicas, matemática e texto
* Gráficos
* Ferramentas de análise de dados
- Ordenação e filtragem; - Agregação e sumarização (subtotais e tabelas dinâmicas); - Análise de hipóteses
* Proteção de dados
* Automatização de tarefas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O módulo I permite que o aluno adquira competências no âmbito do processador de texto, nomeadamente na edição, impressão formatação de documentos, inserção de objetos, utilização de referências e funções de correio.
O módulo II aborda a ferramenta Microsoft Excel, e as funcionalidades fundamentais, de forma a se atingir o objetivo do aluno saber analisar, conceber e implementar soluções de folha de cálculo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os conteúdos serão abordados em língua portuguesa, através da apresentação e resolução de problemas em que a necessidade de uma resolução eficiente é enfatizada.
Avaliação
A nota final será calculada tendo em conta o seguinte:
- Participar em 75%, ou mais, das horas de contacto;
- Nota final = 40% word + 60% excel;
- Nota final, arredondada às unidades, >= 10 valores.
Aplica-se o nº 3 do artigo 14º e nº 7 do artigo 17º do Regulamento de Avaliação do Desempenho Académico dos Estudantes da ESGTS
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da resolução de guiões orientados, de fichas de trabalho e da demonstração de soluções, é reforçada nos alunos a importância do Saber Fazer e do Aprender Fazendo, centrada na manipulação das ferramentas do Microsoft Word, Microsoft Excel e da aprendizagem das suas funcionalidades específicas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão - Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Rodrigues, Luís Silva (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA.
Vaz, Isabel (2012). Domine a 110% o Word 2010. Lisboa: FCA