Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências e proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão em marketing, numa perspectiva inovadora e integrada. No final desta unidade curricular, em termos de competências específicas, os alunos serão capazes de:
- Descrever e explicar os conceitos e o processo de seleção, formulação e implementação de estratégias de marketing; - Distinguir entre marketing estratégico e operacional; - Aplicar conceitos, ferramentas e técnicas de marketing a situações práticas e específicas de marketing, tendo em conta a sua relação e interação com outras áreas da organização; - Analisar o ambiente de marketing, identificar oportunidades de mercado, avaliar a sua atratividade e tomar decisões estratégicas.
Conteúdos programáticos
1- MARKETING: Conceitos de marketing; Processo de marketing 2- MARKETING ESTRATÉGICO: Marketing e estratégia; Plano de marketing 3- AMBIENTE DE MARKETING: O micro ambiente da organização; O macro ambiente da organização 4- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Fatores que afetam o comportamento do consumidor; O processo de decisão de compra 5- PESQUISA DE MARKETING: O sistema de informação de marketing; O processo de pesquisa de marketing 6- SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO: Segmentação e Mercado Alvo; Diferenciação e Posicionamento 7- MARKETING MIX: Produto; Preço; Distribuição; Comunicação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conceito e processo de marketing fornecem a base teórica necessária para entender o que é marketing e como ele se integra no processo de negócios;
O estudo de marketing estratégico e a elaboração de um plano de marketing permitem aos alunos identificar as diferenças e inter-relações entre as duas abordagens;
Compreender o micro e o macro ambiente da organização capacita os alunos a identificar e avaliar oportunidades e ameaças no mercado. Esta análise é fundamental para a tomada de decisões estratégicas eficazes;
Ao estudar os fatores que afetam o comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra, os alunos aprendem a aplicar teorias de marketing a situações reais, ajudando-os a entender como interagir com os clientes e adaptar estratégias conforme necessário;
A segmentação de mercado e o posicionamento permitem que os alunos avaliem a atratividade de diferentes segmentos e tomem decisões estratégicas sobre como direcionar efetivamente seus produtos e serviços para os consumidores de maneira diferenciada;
O estudo do marketing mix (Produto, Preço, Distribuição e Comunicação) fornece aos alunos um entendimento prático de como implementar estratégias de marketing em diferentes contextos e como cada elemento do mix impacta a oferta total no mercado.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta unidade curricular exige uma intensa participação dos alunos, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que equilibram a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interactiva e aplicativa.
Avaliação
O método de avaliação consiste em dois testes escritos (50%), trabalhos de grupo (40%), estudos de caso e participação (10%).
Os alunos que não realizarem os trabalhos ou obtiverem menos de 8 valores no teste escrito terão sempre de efetuar um exame final (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação de trabalhos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
CRAVENS, D. W. and PIERCY, N. P. Strategic Marketing, 9th Edition. N. Y.: McGraw-Hill, 2009 KOTLER, P., ARMSTRONG, G., SAUNDERS, J., WONG, V. Principles of Marketing, 6th European Edition. Essex: Pearson Education, 2013. KOTLER, P., Setiawan, I., & Kartajaya , H., Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital. Actual Editora, 2017. LENDREVIE, J., LÉVY, J., LINDON, D., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V. Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing, 15ª Edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2015. LENDREVIE, J., LÉVY, J., LINDON, D., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V. Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004. MACÃES, M., Marketing Estratégico. Conjuntura Actual Editora, 2019. MARQUES, V., Marketing Digital 360. Conjuntura Actual Editora, 2018. OLIVEIRA, C. M., Brand management na era digital e humana: a gestão para o sucesso. Lisboa: Conjuntura Actual Editora, 2019.