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Fundamentos de Marketing

Código: TSMD05    Sigla: FM
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TSMD05&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2024
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 24 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências e proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão em marketing, numa perspectiva inovadora e integrada. No final desta unidade curricular, em termos de competências específicas, os alunos serão capazes de:
- Descrever e explicar os conceitos e o processo de seleção, formulação e implementação de estratégias de marketing;
- Distinguir entre marketing estratégico e operacional;
- Aplicar conceitos, ferramentas e técnicas de marketing a situações práticas e específicas de marketing, tendo em conta a sua relação e interação com outras áreas da organização;
- Analisar o ambiente de marketing, identificar oportunidades de mercado, avaliar a sua atratividade e tomar decisões estratégicas.
  

Conteúdos programáticos

1- MARKETING: Conceitos de marketing; Processo de marketing
2- MARKETING ESTRATÉGICO: Marketing e estratégia; Plano de marketing
3- AMBIENTE DE MARKETING: O micro ambiente da organização; O macro ambiente da organização
4- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Fatores que afetam o comportamento do consumidor; O processo de decisão de compra
5- PESQUISA DE MARKETING: O sistema de informação de marketing; O processo de pesquisa de marketing
6- SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO: Segmentação e Mercado Alvo; Diferenciação e Posicionamento
7- MARKETING MIX: Produto; Preço; Distribuição; Comunicação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conceito e processo de marketing fornecem a base teórica necessária para entender o que é marketing e como ele se integra no processo de negócios;
O estudo de marketing estratégico e a elaboração de um plano de marketing permitem aos alunos identificar as diferenças e inter-relações entre as duas abordagens;
Compreender o micro e o macro ambiente da organização capacita os alunos a identificar e avaliar oportunidades e ameaças no mercado. Esta análise é fundamental para a tomada de decisões estratégicas eficazes;
Ao estudar os fatores que afetam o comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra, os alunos aprendem a aplicar teorias de marketing a situações reais, ajudando-os a entender como interagir com os clientes e adaptar estratégias conforme necessário;
A segmentação de mercado e o posicionamento permitem que os alunos avaliem a atratividade de diferentes segmentos e tomem decisões estratégicas sobre como direcionar efetivamente seus produtos e serviços para os consumidores de maneira diferenciada;
O estudo do marketing mix (Produto, Preço, Distribuição e Comunicação) fornece aos alunos um entendimento prático de como implementar estratégias de marketing em diferentes contextos e como cada elemento do mix impacta a oferta total no mercado.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Esta unidade curricular exige uma intensa participação dos alunos, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que equilibram a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interactiva e aplicativa.






Avaliação

O método de avaliação consiste em dois testes escritos (50%), trabalhos de grupo (40%), estudos de caso e participação (10%).

Os alunos que não realizarem os trabalhos ou obtiverem menos de 8 valores no teste escrito terão sempre de efetuar um exame final (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação de trabalhos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CRAVENS, D. W. and PIERCY, N. P. Strategic Marketing, 9th Edition. N. Y.: McGraw-Hill, 2009
KOTLER, P., ARMSTRONG, G., SAUNDERS, J., WONG, V. Principles of Marketing, 6th European Edition. Essex: Pearson Education, 2013.
KOTLER, P., Setiawan, I., & Kartajaya , H., Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital. Actual Editora, 2017.
LENDREVIE, J., LÉVY, J., LINDON, D., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V. Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing, 15ª Edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2015.
LENDREVIE, J., LÉVY, J., LINDON, D., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V. Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004.
MACÃES, M., Marketing Estratégico. Conjuntura Actual Editora, 2019.
MARQUES, V., Marketing Digital 360. Conjuntura Actual Editora, 2018.
OLIVEIRA, C. M., Brand management na era digital e humana: a gestão para o sucesso. Lisboa: Conjuntura Actual Editora, 2019.