• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSMD06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Técnicas de Comunicação Digital

Código: TSMD06    Sigla: TCD
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 24 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver uma estratégia de comunicação de marketing digital; articular a interconectividade entre várias actividades de marketing promocional necessárias para a criação de actividades de marketing bem sucedidas na Internet; utilizar os termos, os conceitos e os métodos usados na comunicação integrada de marketing, orientados para a comunicação de media digitais.

Conteúdos programáticos

1 - Como é que a comunicação e o marketing evoluíram com o surgimento dos meios digitais
2 - Ambiente de E-marketing e digital marketing
3 - E-Consumidor: Tecnologias de Informação e a relação com o cliente
4 - Os desafios da publicidade e das relações-públicas
5 - Mobile marketing e a publicidade online
6 - Social media e plataformas digitais
7 - Como a comunicação de marketing digital pode ajudar a relançar um negócio existente e à criação de um novo negócio. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Para cada tema do programa são explicitados aos estudantes, nas aulas teórico-práticas, os objetivos específicos de aprendizagem. No seu todo, os pontos do conteúdo programático correspondem aos objetivos referidos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, exercícios práticos, estudo de casos, trabalho de pesquisa, trabalhos aplicados em grupo e respectiva apresentação e discussão. 


Avaliação

A avaliação será realizada através de teste escrito (50%) e trabalhos práticos (50%). Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 7,5 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos objetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kotler, F., Kartajaya H., Setiawan I. (2017). Marketing 4.0. New Jersey: John Wiley &  Sons, Inc.;
Heinze, A., Fletcher, G., Rashid, T. & Cruz, A. (2017). Digital and Social Media  Marketing. Abingdon, UK: Routledtge;
Marques, V. (2014). MKT Digital 360, Actual Editora.