Código: | TSMD07 | Sigla: | IED | |
Área Científica: | Marketing e Publicidade |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TSMD | 24 | Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho | 1º | 5 | 45 | 125 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O empreendedorismo e inovação não é apenas iniciar um negócio, trata-se também de identificar boas oportunidades e depois criar, comunicar e captar o valor dessas oportunidades, incluindo acrescentar valor num contexto empresarial e organizacional.
Os objetivos da disciplina, sempre numa perspetiva digital, são: o estudo da organização da função de Investigação e Desenvolvimento; a compreensão do papel nuclear da liderança na criação e desenvolvimento de produto; a aprendizagem do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos; o estudo e aplicação das técnicas de criação de produto; e a assimilação do método consistente e fluido de desenvolvimento de novos produtos.
1. Empreendedorismo
A disciplina é dirigida para a aquisição das competências que resultam dos objetivos propostos. A primeira parte trata do empreendedorismo. A segunda parte trata da inovação. A terceira parte é dedicada à aprendizagem e ao treino do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos. A quarta parte no desenvolvimento de Modelos de Negócio.
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos e exercícios.
A avaliação será realizada através dos seguintes elementos:
A avaliação será realizada através dos seguintes elementos:
O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas práticas que são expostos no decurso das aulas.
Aulet, B. (2013). Disciplined entrepreneurship.
Wiley.
Crawford, C. Di Benedetto, C. (2020). New products management (12 ed.).McGraw-Hill.
Hisrich, R., Peters, M., Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship. (11 ed.).McGraw-Hill.
Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: An
integrated approach to online marketing.Kogan Page.
Kotler, P., Keller, K. & Chernev, A. (2021). Marketing
management (16 ed.).Pearson.
Neck, H., Neck, C., Murray, E. (2017). Entrepreneurship.Sage.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., (2010). Business model generation.Wiley.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Etiemble, F. (2020).The invincible
company. Wiley.
Samit, Jay (2015). Disrupt you!.Flatiron Books.
Solomon, M. (2019). Consumer behaviour (13 ed.).Prentice-Hall.
Turrin, R. (2019). Innovation Lab excellence. Authority Publishing.
Ulrich, K. & Eppinger, S. (2019). Product design and development (7
ed.).McGraw-Hill.