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Inovação e Empreendedorismo Digital

Código: TSMD07    Sigla: IED
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 24 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Nuno da Costa Santos - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Nuno da Costa Santos - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O empreendedorismo e inovação não é apenas iniciar um negócio, trata-se também de identificar boas oportunidades e depois criar, comunicar e captar o valor dessas oportunidades, incluindo acrescentar valor num contexto empresarial e organizacional.

Os objetivos da disciplina, sempre numa perspetiva digital, são: o estudo da organização da função de Investigação e Desenvolvimento; a compreensão do papel nuclear da liderança na criação e desenvolvimento de produto; a aprendizagem do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos; o estudo e aplicação das técnicas de criação de produto; e a assimilação do método consistente e fluido de desenvolvimento de novos produtos.

Conteúdos programáticos

1. Empreendedorismo 

1.1. O que é o empreendedorismo? 
1.2. Conceitos básicos.
1.3. Competências e características. 

2. Inovação. 
2.1. Criatividade.
2.2. Inovação.
2.3. Processo e gestão da inovação.

3. Criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
3.1. Processo de criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
3.2. Geração de ideias de negócios. 

4.Estratégia e modelos de negócio
4.1. Conceito e Design.
4.2. Estrutura e viabilidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A disciplina é dirigida para a aquisição das competências que resultam dos objetivos propostos. A primeira parte trata do empreendedorismo. A segunda parte trata da inovação. A terceira parte é dedicada à aprendizagem e ao treino do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos. A quarta parte no desenvolvimento de Modelos de Negócio.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos e exercícios.

A avaliação será realizada através dos seguintes elementos:

- Trabalho individual (30%)
- Trabalho de Grupo (40%)
- Teste de avaliação (30%)


Avaliação

A avaliação será realizada através dos seguintes elementos:

- Trabalho individual (30%)
- Trabalho de Grupo (40%)
- Teste de avaliação (30%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas práticas que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

 Aulet, B. (2013). Disciplined entrepreneurship. Wiley.
Crawford, C. Di Benedetto, C. (2020). New products management (12 ed.).McGraw-Hill.
Hisrich, R., Peters, M., Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship. (11 ed.).McGraw-Hill.
Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: An integrated approach to online marketing.Kogan Page.
Kotler, P., Keller, K. & Chernev, A. (2021). Marketing management (16 ed.).Pearson.
Neck, H., Neck, C., Murray, E. (2017). Entrepreneurship.Sage.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., (2010). Business model generation.Wiley.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Etiemble, F. (2020).The invincible company. Wiley.
Samit, Jay (2015). Disrupt you!.Flatiron Books.
Solomon, M. (2019). Consumer behaviour (13 ed.).Prentice-Hall.
Turrin, R. (2019). Innovation Lab excellence. Authority Publishing.
Ulrich, K. & Eppinger, S. (2019). Product design and development (7 ed.).McGraw-Hill.