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Inbound Marketing

Código: TSMD09    Sigla: IM
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 25 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
  • Compreender o enquadramento teórico e prático do Marketing Digital, com enfoque específico no papel estratégico do Inbound Marketing na criação de notoriedade, fidelização e relacionamento próximo entre marcas e consumidores.
  • Desenvolver uma visão crítica e integrada sobre os novos paradigmas do comportamento do consumidor B2C e B2B no contexto digital, identificando as implicações para a criação de valor nas organizações.
  • Adquirir competências práticas e estratégicas na conceção, planeamento e implementação de estratégias e planos de conteúdo digital, aplicando técnicas específicas de Inbound Marketing.
  • Desenvolver aptidões avançadas para avaliar criticamente os resultados obtidos pelas estratégias de Inbound Marketing, recorrendo a métricas e indicadores adequados.

Conteúdos programáticos

1. Introdução à nova era do Marketing Digital
2. Outbound Marketing vs. Inbound Marketing: diferenças e complementaridades
3. Fundamentos do Inbound Marketing
4. Credibilidade, influência e o papel dos Influencers
5. Definição estratégica e criação de um plano de conteúdos digitais
6. Planeamento e produção de conteúdos através das técnicas de Inbound Marketing
7. Público-alvo, segmentação e criação de Personas
8. Storytelling como ferramenta estratégica
9. Principais canais e ferramentas para conteúdos digitais
10. Monitorização, métricas e análise dos resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos selecionados abordam de forma integrada a base conceptual e prática do Inbound Marketing. A abordagem sequencial permite aos estudantes compreender inicialmente a fundamentação teórica e, posteriormente, adquirir competências práticas através do desenvolvimento de planos estratégicos de conteúdos e técnicas de segmentação de público-alvo, storytelling e utilização de ferramentas digitais. Os temas dedicados à análise de resultados proporcionam uma visão crítica essencial para uma compreensão global da eficácia das estratégias implementadas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia inclui sessões teóricas expositivas, incentivando permanentemente a participação ativa dos estudantes, visando assegurar a compreensão clara e crítica dos conceitos fundamentais. Estas sessões são complementadas por exercícios práticos aplicados a casos empresariais reais, permitindo que os estudantes desenvolvam competências práticas e críticas na conceção e implementação de estratégias de Inbound Marketing. A utilização de exemplos concretos e casos reais favorece uma aprendizagem ativa e orientada para resultados.


Avaliação

  • Trabalhos individuais (30%): Avaliação das competências individuais adquiridas no planeamento e aplicação de conceitos fundamentais.
  • Trabalho de grupo (30%): Desenvolvimento prático de uma estratégia de Inbound Marketing aplicada a uma situação empresarial específica.
  • Frequência escrita (40%): Avaliação do domínio dos conceitos teóricos e capacidade de análise crítica dos resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A combinação entre sessões expositivas interativas e exercícios práticos assegura uma aprendizagem completa, abrangendo conhecimento teórico, desenvolvimento de competências práticas e capacidade analítica. A avaliação, distribuída por componentes individuais, de grupo e teórico-práticas, reflete adequadamente a amplitude e profundidade dos objetivos definidos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador;
  • Kotler, P. , Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0-Technology for Humanity, Actual Editora;
  • Paula, A.N., Zeferino, A., Carvalho, F, Gouveia, M., Faustino P. & Coutinho, V. (2018). Marketing Digital para Empresas, Lisboa: Editora
  • Perfil Criativo;
  • Rez, R. (2018). Marketing de Conteúdo - A Moeda do Século XXI, 1 edição, Marcador;
  • Marques, V. (2020). Marketing Digital de A a Z- Guia Essencial de Marketing Digital, Edicão Digital 360.
  • Miller, D. (2017). Building a StoryBrand: Clarify Your Message So Customers Will Listen, HarperCollins;
  • Pullizi, J. (2013). Epic Content Marketing, Mcgraw-hill education.
  • Material de apoio a fornecer pelo docente.