Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se com esta unidade curricular:
Proporcionar um enquadramento nos campos académico e profissional dos níveis de intervenção das dimensões estratégicas e operacionais do Social Media Marketing;
Proporcionar um conhecimento do campo de intervenção académico e profissional da Publicidade, suas técnicas e campanhas, bem como os seus contextos dentro da estratégia de Social Media para a construção do plano criativo e sua inerente transformação do briefing empresarial para o debriefing publicitário;
Proporcionar um conhecimento integrado em torno das vertentes de intervenção do Marketing e da Publicidade para a necessária análise de contexto, concorrência e critérios de segmentação do mercado, posicionamento, targeting e reposicionamento no mercado.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à gestão e publicidade nas redes sociais
1.1 O atual panorama das redes sociais no mundo e em Portugal
1.2 O enquadramento dos canais de social media na esfera do marketing digital
2. Os principais canais de social media marketing: características e especificidades
2.1 O papel dos social media influencers como impulsionadores de visibilidade da marca
2.2 Ferramentas de apoio à gestão de redes sociais
3. Integração das campanhas publicitárias com o website da empresa e com a estratégia de comunicação offline e online da empresa
4. Planeamento das campanhas publicitárias nas plataformas das diferentes redes sociais
4.1 Identificação do público-alvo
4.2 Definição de métricas de sucesso
4.3 A importância da landing page para o sucesso das campanhas
4. Implementação das campanhas publicitárias nas plataformas das diferentes redes sociais
5. Monitorização dos resultados das campanhas publicitárias online
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos são em torno de três áreas principais:
Domínio conceptual dos sujeitos abordados;
Organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
Adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular é teórico / prática, logo, a sua metodologia pedagógica assentará em classes magistrais sobre os seus conteúdos e sua base reflexiva sobre temáticas que irão versar os seus conteúdos programáticos. Na sua metodologia pedagógica de base prática, serão estabelecidas aulas de aplicação de conhecimentos através de trabalhos realizados pelos discentes que sustentem os conteúdos apreendidos e que lhes proporcionem a aprendizagem de conhecimentos académicos e profissionais das diferentes abordagens em Social Media Marketing.
Quanto à metodologia de avaliação, irá traduzir-se em dois momentos de avaliação contínua:
Na realização de uma provas escritas individuais de aplicação de conhecimentos teóricos (60%);
Um trabalho prático de grupo que sustentarão os ensinamentos adquiridos de aplicação prática e participação na unidade curricular (40%).
Avaliação
Quanto à metodologia de avaliação, irá traduzir-se nos momentos de avaliação contínua:
Na realização de uma prova escrita individuais de aplicação de conhecimentos teóricos (30%);
Um trabalho prático de grupo que sustentarão os ensinamentos adquiridos (30%).
Um trabalho prático individual que sustentara os ensinamentos adquiridos (30%).
Participação e Assiduidade (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa e um posicionamento crítico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Amaral, Inês (2016).Redes Sociais na Internet: sociabilidades emergentes. https://labcom.ubi.pt/book/286
Cádima, Francisco Rui (2015). A Era Digital, Lisboa, Media XXI
Cádima, Francisco Rui ( 2009). Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera
Canavilhas, João, Catarina Rodrigues e Fábio Giacomelli (Orgs.) (2019) Narrativas jornalísticas para dispositivos móveis.
Cardoso, Gustavo (2009). Media, Redes e Comunicação - Futuros e Presentes. Lisboa: Quimera
Cardoso, Gustavo (2014). Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F,(2015) Digital Marketing , 6th Edition, Pearson. Gillmor, D. (2005). Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença
Jenkins, Henry (2006) Comvergence Culture - la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós Comunicación. Marques, Vasco (2021). Redes Sociais 360, Como Comunicar Online.