Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O estudante aprovado deverá:
- compreender o fundamental dos sistemas globais de SMS, email, WWW, e apps, em particular no contexto dos dispositivos sempre ligados e móveis, e suas aplicações em Marketing;
- saber identificar, autonomamente, ou assistido por sistemas de informação adequados, características diversas em produtos/serviços mobile, como meta-informações em geral e keywords em particular, que sirvam adequadamente propósitos de Marketing estabelecidos;
- ser capaz de refletir sobre a interligação entre Marketing, tecnologias, e modelos de negócios mobile, e suas consequências.
Conteúdos programáticos
Introdução a mobile platforms, pelas perspetivas de tecnologia, negócio e comportamentos em rede
SMS e correio eletrónico
Mobile Web
Mobile Apps
Publicidade mobile: tecnologia e considerações cross-platform
Competição nos mercados de conteúdos em geral, e de apps em particular
Aspetos de desenvolvimento relevantes
Keywords para apps
Conceito de ASO (App Store Optimization)
Workflows para identificação e seleção de meta-informações competitivas
Técnicas de Search Engine Optimização (SEO) aplicadas a apps
Métricas e soluções de acompanhamento
Monetização
Viralidade
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do
docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e projeto de grupo, com
apresentação e discussão
Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas
técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua
aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos
Avaliação
Estudantes da ESGTS, a avaliação de conhecimentos dos estudantes far-se-á por avaliação contínua efetuada por
Teste (30%)
Trabalho individual (30%)
Trabalho Grupo (30%)
Participação nas aulas (10%).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bentz, B. (2016). Relevance Raises Response: How to Engage and Acquire with Mobile Marketing: SkillBites.
Edwards, J. (2019). Copywriting Secrets: How Everyone Can Use The Power Of Words To Get More Clicks, Sales and Profits: Author Academy Elite.
Recursos WWW selecionados, incluindo vídeos e podcasts online.
Casos de estudo.
Utilização de soluções de software, instalado localmente e/ou cloud-based.
Desenvolvimento realtime de soluções, pelo docente; e testemunho, pelos alunos, do impacto das opções de desenvolvimento nos aspetos em estudo.