• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSMD17
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Otimização e Publicidade nos Motores de Busca

Código: TSMD17    Sigla: OPMB
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 19 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Lopes Ferreira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Artur Manuel Sancho Marques - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que os estudantes aprovados sejam capazes de satisfazer os seguintes objetivos:
O1 - Compreender as funções e operações elementares dos motores de busca.
O2 - Realizar pesquisas de palavras-chave e aplicar estratégias básicas de SEO.
O3 - Desenvolver primeiras campanhas de marketing em motores de busca (SEM).
O4 - Utilizar ferramentas de análise para aferição do desempenho de websites e tomada de decisões baseadas em dados.
O5 - Ter considerações éticas nas práticas de SEO.
O6 - Criar conteúdo simples que suportem estratégias de SEO e SEM.

Conteúdos programáticos

CP1. Introdução aos Motores de Busca
- Crawling, indexing e ranking
CP2. Pesquisa e Análise de Palavras-Chave
- Palavras-chave em SEO
- Ferramentas e técnicas
CP3. SEO On-Page
- Otimização de tags
- Melhores práticas para estruturas de URL e links internos
- Técnicas de otimização de imagens para melhorar a visibilidade nos motores de busca
CP4. SEO Off-Page
- Introdução à construção de links e sua importância
- O impacto das redes sociais no SEO
- Noções básicas de estratégias de outreach com influenciadores
CP5. SEO Técnico
- O elementar de linguagens basedadas em marcas
- Fundamentos de otimização
- Compreensão de sitemaps XML e arquivos robots.txt
CP6. Marketing de Conteúdos e SEO
CP7. Introdução ao SEM
- Diferenciação entre SEO e SEM
- Noções básicas de Google Ads e campanhas PPC
CP8. Análise e aferição de Sucesso
- Introdução ao Google Analytics SEO
CP9. Práticas Éticas de SEO
CP10. Estudos de Caso e Tendências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

CP1 satisfaz O1.
CP2, CP3 e CP4, satisfazem O2.
CP6 e CP7, articulados com todos os outros, satisfazem O3.
CP8 satisfaz O4.
CP9 satisfaz O5
A articulação de todos os CPs satisfaz O6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

M1 - Aulas teórico e teórico-práticas, em que o docente apresenta os conteúdos, assistido de conteúdos adequados, como apresentações e estudos de casos, e aplicação de ferramentas. Fomenta-se a participação crítica e prática dos alunos. Fazem-se exercícios e discutem-se soluções.

M2 - Aulas práticas e experimentais, visando a aplicação e o treino dos conhecimentos adquiridos, a descoberta, e a realização dos projetos relacionados.


Avaliação

30% Teste de Avaliação
30% Trabalho Prático em Grupo
30% Trabalho Prático Individual
10% Participação e Assiduidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

M1 satisfaz O1
M1 e M2, articulados, satisfazem todos os outros objetivos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adam Clarke, SEO 2024: Learn Search Engine Optimization with Smart Internet Marketing Strategies"

Eric Enge, "The Art of SEO: Mastering Search Engine Optimization", O'Reilly

BackLinko "SEO The Definitive Guide"