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Estágio

Código: DCFS5308    Sigla: EST
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - A

Área de Ensino: LCFSD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 70 DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 16 330 400

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 20,00
Orientação Tutorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 20,00
Ana Sofia Damas Barnabé - ESD   1,65
Artur Pereira Sayal - ESD   1,98
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33
David Alexandre Mestre Brás - ESD   1,65
Isabel dos Santos Vieira   1,65
Joana Prior de Freitas - ESD   0,99
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   1,65
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,66
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   1,32
Nancy Anacleto Brígida - ESD   0,33
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   1,32
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   1,98
Roberto Alves Coelho   0,99
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   1,32
Susana Mendes Alves   0,66
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,99
Orientação Tutorial Totais 1 2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos gerais: 1-Proporcionar experiência da prática profissional em contexto organizacional; 2-Aplicar os conhecimentos de formação, em situação real de intervenção;3-Desenvolver no estagiário a necessidade de uma constante atualização nos domínios da investigação e do conhecimento científico, técnico, pedagógico e tecnológico;4-Possibilitar, em contexto de aprendizagem, a reflexão crítica sobre a realidade e o desenvolvimento de um projeto de intervenção em contexto real; 5-Facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Conteúdos programáticos

Planear, organizar, executar, avaliar e promover ações relativas a cada área de intervenção.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para atingir os objetivos desta UC, o aluno deverá mostrar competências nas seguintes áreas:1. ÁREA EXERCÍCIO - (1) Analisar a entidade acolhedora e elaborar um plano individual de formação (PIF); (2) intervir em aulas de grupo e treino individual em sala de exercício, aplicando os conhecimentos das UCs de Fitness, Pedagogia do Desporto;(3) Avaliar e prescrever exercício de forma individualizada, aplicando os conhecimentos das UC de Avaliação e Prescrição do Exercício (I e II), sendo capaz de selecionar as metodologias e técnicas de intervenção em função das características da população-alvo; (4) ser capaz de articular os diferentes níveis do planeamento adaptando-os à filosofia, funcionamento e finalidades da entidade acolhedora; (5) definir e/ou colaborar no processo de avaliação da condição física sendo capaz de prescrever programas de exercício adequados às necessidades específicas de cada indivíduo ou/e grupos2. ÁREA COMUNIDADE - Colaborar ou organizar ações de promoção da atividade física e da entidade acolhedora, promovendo a adesão ao exercício, a captação de novos praticantes e sua retenção.3. ÁREA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR - participar em seminários e afins, relacionados com a sua área específica de formação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem desta UC implicam as seguintes estratégias:
1. Reflexão guiada na realização das tarefas previstas no Regulamento
2.Observação e análise da intervenção em contexto real
3.Autoanálise critica do estudante relativamente à capacidade de integração na entidade acolhedora e ao trabalho desenvolvido na sua sua intervenção prática. 


Avaliação

A avaliação é um processo realizado por Orientadores, relativo à competência da intervenção dos alunos em contexto profissional. O regime de avaliação contínua é o único permitido (ROGE DCFS) focada em: Fase I-Integração (análise entidade acolhedora, plano individual de formação, unidade didática, projeto de avaliação da Condição Física, avaliação e prescrição individual na sala de exercício (Cardio e Musculação) em presença do orientador académico, projetos da Ação de Promoção (Entidade Acolhedora e ESDRM), relatório da fase de integração e competências pessoais e relacionais -25%; Fase 2-Intervenção/Conclusão-Intervenção pedagógica em sala de exercício, Intervenção pedagógica, em aulas de grupo, incluindo planos e relatórios, avaliação, prescrição e intervenção pedagógica em treino personalizado, avaliação e prescrição da condição física de 4 clientes, ação de promoção da atividade física/entidade Acolhedora e ESDRM, relatórios de participação em seminários e afins, feira de Estágios, relatório final, competências pessoais e eelacionais - 75%. Alunos em situação especial cumprem os mesmos elementos de avaliação de acordo com o enquadramento legal. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A avaliação da UC de Estágio deverá resultar de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos alunos estagiários em contexto profissional. Neste sentido, o regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido aproveitamento (ROGE DCFS -  Ponderações).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Toda a mencionada nas UC/disciplinas ao longo da Licenciatura.2. Regulamento Orientador Geral de Estágio das Licenciaturas da ESDRM e o Regulamento Específico do Curso de Desporto Condição Física e Saúde

Observações

As adaptações ao período da pandemia estão contempladas no Regulamento de Estágio, que prevê a execução das tarefas de avaliação à distância, utilizando as plataformas de comunicação disponíveis (e.g. zoom, teams, moodle, entre outras).,