Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer as implicações da biologia molecular nos fenómenos celulares, em procariotas e eucariotas.
Conhecer as técnicas de biologia molecular: análise de RNA e DNA, PCR e suas variantes, clonagem.
Conhecer a aplicação das técnicas de biologia molecular na engenharia genética.
Os estudantes deverão adquirir competências a nível da base dos fenómenos moleculares estudados; interpretar resultados envolvendo as técnicas abordadas; desenvolver a aptidão de pesquisar a informação relativas às novas tecnologias.
Conteúdos programáticos
1.O DNA: Genes e cromossomas; replicação de DNA; recombinação e mutações
2.Transcrição, tradução e regulação da expressão genética
3.Técnicas em Biologia Molecular. Técnicas de análise de RNA e de DNA, fragmentação de DNA, visualização de DNA, transcrição reversa, PCR, clonagem. Tecnologia de DNA recombinante.
4.Bioinformática.
5.Aplicações em Engenharia Genética
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão estruturados de uma menor para uma maior complexidade de conceitos. O terceiro e quarto capítulos articulam a informação precedente na aplicação de técnicas e métodos de Biologia Molecular de forma a que os alunos percebam o objetivo e as conclusões que cada técnica permite tirar. O quinto capítulo permite aos alunos compreenderem as aplicações que as técnicas que estudaram têm em Engenharia Genética.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino inclui aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são expositivas e as práticas são aulas de laboratório e também aulas de análise crítica de artigos científicos.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de análise de um artigo científico em grupo (TPG), com apresentação (escrita 70% e apresentação 30%).
Condições para dispensa total: [70 % (PE1 + PE2) / 2] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8 valores e o TPG >= 10 valores.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 70 % prova escrita + 30 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As aulas expositivas são fundamentais para apoiar a compreensão de conceitos.
As aulas práticas incluem aulas de discussão de artigos, aulas laboratoriais e aulas práticas de bioinformática.
Nas aulas laboratoriais irá realizar-se um trabalho de investigação completo, da extração de RNA viral até a análise de sequências, com utilização das técnicas laboratoriais comuns em biologia molecular.
A execução de técnicas da biologia molecular nas aulas práticas, seguindo as várias fases de um trabalho contínuo, irá permitir aos alunos compreender as aplicações e interpretar os resultados de forma a consolidar a compreensão dos processos. A análise e interpretação de artigos no tema da biologia molecular, com breve exposição por parte dos alunos, irá permitir aos alunos o contacto com a investigação realizada por outros autores, mostrando a forma como esta é feita e divulgada e ajudando os alunos a perceber o objetivo e as conclusões que cada técnica permite tirar.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
-Alberts et al. (2022) Molecular Biology of the Cell, 7th edition, W.W. Norton & Company. ISBN: 9780393884852.
-Griffiths et al. (2020) Introduction to Genetic Analysis, 12th edition, Macmillan Learning. ISBN: 9781319114787.