• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MAFS5107
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tecnologias Emergentes em Atividade Física e Saúde

Código: MAFS5107    Sigla: TEAFS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 17 NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,66
Teórico-Práticas: 0,66
Outras: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,66
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,66
Marco António Colaço Branco - ESD   0,13
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT   0,27
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,27
Outras Totais 1 0,66
Marco António Colaço Branco - ESD   0,13
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT   0,27
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

São objetivos da UC que o aluno:
1. Compreenda as tecnologias emergentes relevantes para a atuação da atividade física e saúde.
2. Utilize e aplique diferentes tecnologias na avaliação, desenvolvimento e prescrição de exercícios:

i. Plataformas digitais;
ii. Dispositivos Wearables;
iii. Sistemas de acompanhamento à distância;
iv. Ferramentas de avaliação digital;
v. Internet das Coisas (IoT);
vi. Aplicações Móveis;
3. Recolha dados através dessas tecnologias para informar decisões em atividade física e saúde;
4. Desenvolver habilidades de pensamento crítico para avaliar novas tecnologias à medida que surgem no campo da atividade física e saúde;
5. Comunicar eficazmente relatórios de dados através de sistemas tecnológicos a uma variedade de audiências, incluindo profissionais de saúde, clientes e colegas.

Conteúdos programáticos

A. Conceitos gerais em tecnologias emergentes.
B. Tendências atuais em tecnologia relacionada à atividade física e saúde.
C. Impacto das tecnologias emergentes na promoção da saúde.

i. Análise de plataformas para gestão de treinos.
ii. Integração de plataformas em ambientes de atividade física.
iii. Funcionalidades e tipos de dispositivos wearables.
iv. Estudo de sistemas de acompanhamento a distância.
v. Avaliação de ferramentas digitais para medição de desempenho.
vi. Uso de ferramentas de avaliação em ambientes de saúde.
D. Conceitos básicos de IoT aplicados à saúde
E. Desenvolvimento prático de aplicativos específicos
F. Análise de estudos de caso de implementação bem-sucedida.
G. Elaboração de relatórios através de plataformas digitais e comunicação eficaz com diferentes públicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Após os conteúdos programáticos A, B e C, o estudante terá atingido os objetivos 1, 2 e 3; após os conteúdos programáticos D e F, o estudante terá atingido o objetivo 4; o objetivo 5, será atingido após todos os conteúdos terem sido abordados em especial o conteúdos D e G.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

¿ Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos de modo a fornecer uma base teórica sólida aosestudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica da Atividade Física e Saúde.
¿ Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamentode problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados. ¿ Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de trabalho prático, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
¿ Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiênciasentre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
¿ Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online,simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes.
¿ Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holísticada Atividade Física e Saúde, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.
¿ Mentoria: No caso de estudantes com maior dificuldade em atingir os objetivos, serão estabelecidos programas de mentoria, de modoque estes possam receber orientação individualizada por parte dos docentes e/ou de colegas.


Avaliação

Os estudantes terão possibilidade de escolher o método de avaliação a realizar. Esta dividir-se-á em avaliação contínua (apenas disponível durante a época normal) ou avaliação final.
Avaliação contínua:

1. Realização de 4 fichas individuais sobre os conteúdos programáticos (30%).
2. Trabalho individual/grupo (50%): esta avaliação consiste em desenvolver uma aplicação móvel ou relatório em ambiente virtual que permita aceder a informações específicas de possíveis clientes.
3.Defesa do Trabalho (20%): serão avaliadas as capacidades de exposição das informações relativas ao trabalho e de demonstração da aplicação ou relatório.

Avaliação final:
Compor-se-á pela entrega de um projeto de estudo experimental, defendido em modo de apresentação durante a avaliação oral:
1. Trabalho individual (60%): esta avaliação consiste em desenvolver uma aplicação móvel ou relatório em ambiente virtual que permita aceder a informações específicas de possíveis clientes.
2.Defesa do Trabalho (40%): serão avaliadas as capacidades de exposição das informações relativas ao trabalho e de demonstração da aplicação ou relatório.

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos. Esta estratégia pedagógica, de adoção de várias metodologias para um mesmo objetivo de aprendizagem, visa garantir uma abordagem holística e diferenciada que atenda à diversidade de estilos de aprendizagem dos vários mestrandos.
Considerando a diversidade de perfis de estudantes, a integração de métodos expositivos, participativos e práticos é essencial para otimizar a compreensão e retenção do conteúdo. Métodos mais expositivos podem beneficiar aqueles que preferem uma abordagem mais tradicional e estruturada, proporcionando uma compreensão sólida dos conceitos. E, simultaneamente, abordagens mais ativas e laboratoriais visam envolver e motivar alunos que se beneficiam de experiências práticas e interativas.
Desta forma, a aplicação abrangente de várias metodologias em todos os conteúdos programáticos é fundamentada na necessidade de promover a inclusão e maximizar o potencial de aprendizagem de todos os alunos, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de absorção e assimilação de conhecimento dentro e fora da sala de aula

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Gao, Z. (2017). Technology in physical activity and health promotion. Routledge, Taylor & Francis Group.
  • Gao, Z., & Lee, J. E. (2019). Emerging Technology in Promoting Physical Activity and Health: Challenges and Opportunities. Journal of Clinical Medicine, 8(11), 1830. https://www.mdpi.com/2077-0383/8/11/1830
  • Graham, D. J., & Hipp, J. A. (2014, 2014-June-27). Emerging Technologies to Promote and Evaluate Physical Activity: Cutting-Edge
  • Research and Future Directions [Editorial]. Frontiers in Public Health, 2. https://doi.org/10.3389/fpubh.2014.00066
  • Liu, C. T., & Chan, C. T. (2016, Oct). Exercise Performance Measurement with Smartphone Embedded Sensor for Well-Being Management. International Journal of Environmental Research and Public Health, 13(10). https://doi.org/ARTN 100110.3390/ijerph13101001
  • Thompson, W. R. (2023). Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023. ACSM's Health & Fitness Journal, 27(1), 9-18. https://doi.org/10.1249/fit.0000000000000834

Observações

As aulas teóricas serão substituídas por ensino a distância, através das plataformas Ms Teams e moodle. A exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC.
O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique.
O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Ms Teams.