Código: | MAFS5107 | Sigla: | TEAFS | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 17 | NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 | 1º | 4 | 30 | 100 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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São objetivos da UC que o aluno:
1. Compreenda as tecnologias emergentes relevantes para a atuação da atividade física e saúde.
2. Utilize e aplique diferentes tecnologias na avaliação, desenvolvimento e prescrição de exercícios:
i. Plataformas digitais;3. Recolha dados através dessas tecnologias para informar decisões em atividade física e saúde;
ii. Dispositivos Wearables;
iii. Sistemas de acompanhamento à distância;
iv. Ferramentas de avaliação digital;
v. Internet das Coisas (IoT);
vi. Aplicações Móveis;
A. Conceitos gerais em tecnologias emergentes.
B. Tendências atuais em tecnologia relacionada à atividade física e saúde.
C. Impacto das tecnologias emergentes na promoção da saúde.
i. Análise de plataformas para gestão de treinos.D. Conceitos básicos de IoT aplicados à saúde
ii. Integração de plataformas em ambientes de atividade física.
iii. Funcionalidades e tipos de dispositivos wearables.
iv. Estudo de sistemas de acompanhamento a distância.
v. Avaliação de ferramentas digitais para medição de desempenho.
vi. Uso de ferramentas de avaliação em ambientes de saúde.
Após os conteúdos programáticos A, B e C, o estudante terá atingido os objetivos 1, 2 e 3; após os conteúdos programáticos D e F, o estudante terá atingido o objetivo 4; o objetivo 5, será atingido após todos os conteúdos terem sido abordados em especial o conteúdos D e G.
¿ Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos de modo a fornecer uma base teórica sólida aosestudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica da Atividade Física e Saúde.
¿ Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamentode problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados. ¿ Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de trabalho prático, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
¿ Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiênciasentre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
¿ Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online,simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes.
¿ Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holísticada Atividade Física e Saúde, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.
¿ Mentoria: No caso de estudantes com maior dificuldade em atingir os objetivos, serão estabelecidos programas de mentoria, de modoque estes possam receber orientação individualizada por parte dos docentes e/ou de colegas.
Os estudantes terão possibilidade de escolher o método de avaliação a realizar. Esta dividir-se-á em avaliação contínua (apenas disponível durante a época normal) ou avaliação final.
Avaliação contínua:
1. Realização de 4 fichas individuais sobre os conteúdos programáticos (30%).
2. Trabalho individual/grupo (50%): esta avaliação consiste em desenvolver uma aplicação móvel ou relatório em ambiente virtual que permita aceder a informações específicas de possíveis clientes.
3.Defesa do Trabalho (20%): serão avaliadas as capacidades de exposição das informações relativas ao trabalho e de demonstração da aplicação ou relatório.
1. Trabalho individual (60%): esta avaliação consiste em desenvolver uma aplicação móvel ou relatório em ambiente virtual que permita aceder a informações específicas de possíveis clientes.
2.Defesa do Trabalho (40%): serão avaliadas as capacidades de exposição das informações relativas ao trabalho e de demonstração da aplicação ou relatório.
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos. Esta estratégia pedagógica, de adoção de várias metodologias para um mesmo objetivo de aprendizagem, visa garantir uma abordagem holística e diferenciada que atenda à diversidade de estilos de aprendizagem dos vários mestrandos.
Considerando a diversidade de perfis de estudantes, a integração de métodos expositivos, participativos e práticos é essencial para otimizar a compreensão e retenção do conteúdo. Métodos mais expositivos podem beneficiar aqueles que preferem uma abordagem mais tradicional e estruturada, proporcionando uma compreensão sólida dos conceitos. E, simultaneamente, abordagens mais ativas e laboratoriais visam envolver e motivar alunos que se beneficiam de experiências práticas e interativas.
Desta forma, a aplicação abrangente de várias metodologias em todos os conteúdos programáticos é fundamentada na necessidade de promover a inclusão e maximizar o potencial de aprendizagem de todos os alunos, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de absorção e assimilação de conhecimento dentro e fora da sala de aula
As aulas teóricas serão substituídas por ensino a distância, através das plataformas Ms Teams e moodle. A exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC.
O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique.
O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Ms Teams.