Código: | MAFS5109 | Sigla: | APECC II | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MAFS | 18 | NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 | 1º | 5 | 30 | 125 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Conhecimentos:
1. Aprofundar o conhecimento científico e recomendações para a atividade física em condições clínicas especificas - doenças oncológicas (ex: cancro da mama), psicológicas (ex: depressão, ansiedade), imunológicas, neurodegenerativas (ex: esclerose múltipla, fibromialgia), e respiratórias (ex: asma, DPOC);
2. Conhecer as principais caraterísticas, necessidades e objetivos das populações com as condições clínicas acima indicadas;3. Conhecer as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, da condição física e prescrição do exercício as populações com as condições clínicas referidas.
Competências:
4. interpretar as recomendações para a atividade física para populações com determinadas condições clínicas;
5. aplicar as principais formas de avaliação pré-exercício e das componentes da condição física relacionadas com a saúde;
6. Planear as componentes da prescrição do exercício, em programas de exercício ajustados às condições especificas das populaçõesabordadas
A. Atividade e exercício físico, condição física e saúde: evidência científica condições clínicas especificas.
B. Características, alterações anatomofuncionais, objetivos, e necessidades especiais em condições clínicas.
C. Avaliação pré-exercício, avaliação das componentes da condição física relacionadas com a saúde e funcionalidade e prescrição doexercício em populações com determinadas condições clínicas.
D. Desenvolvimento e adaptação de programas de exercício físico.
E. Objetivos, benefícios e abordagem prática das diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e concentração/meditação empopulações com determinadas condições clínicas.
F. Metodologias de avaliação que integram várias componentes da aptidão física.
G. Adaptação do treino de força e cardiorrespiratório em sala de exercício e treino individual, em populações com determinadas condiçõesclínicas.
H. Adaptação do exercício em aula de grupo em populações com determinadas condições clínicas.
A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma:
I. Exposição dos conteúdos e questionamento;
II. Realização de sessões práticas de avaliação e de intervenção pedagógica;
III. Análise, reflexão e discussão de situações especificas
Os estudantes terão possibilidade de escolher o método de avaliação a realizar, considerando que a avaliação contínua apenas está disponível durante a época normal.
A coerência entre as metodologias de ensino (ME) e os objetivos de aprendizagem (OA) fica demonstrada da seguinte forma:
- ACSM (2016).ACSMs Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4ed). Human Kinetics.
- ACSM (2017).ACSM's Health-Related Physical Fitness Assessment Manual (5ed). Wolters Kluwer.
- ACSM (2018) ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer.
- ACSM (2021) ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. Wolters Kluwer.
- Earls, J. (2020).Born to Walk, Second Edition: Myofascial Efficiency and the Body in Movement (2nd ed.). North Atlantic Books.
- Hardman AE, Stensel DJ, Gill J (2018).Physical Activity and Health: The Evidence Explained (3ed). Routledge.