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Acreditação e Certificação

Código: TANL1206    Sigla: AC
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 6 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 2,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_2

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular de Acreditação e Certificação, tem como principal objetivo desenvolver a competência dos estudantes do TeSP em Análises Laboratoriais no sentido de dominar os conhecimentos necessários para:
- Implementação/gestão de um sistema de gestão num laboratório de ensaios acreditado;
- Distinção entre acreditação e certificação ¿ Norma ISO/IEC 17025;
- Reconhecimento do Sistema de Acreditação em Portugal, como parte integrante da estrutura do Sistema Português da Qualidade (SPQ), e seu enquadramento na União Europeia e a nível internacional;
- Reconhecimento do papel da acreditação na credibilidade dos organismos de avaliação da conformidade

Conteúdos programáticos

1. Evolução do conceito de Qualidade.
2. Sistema Português da Qualidade.
3. Conceitos de Certificação e Acreditação.
4. Preparação e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015).
5. Acreditação de laboratórios: Metodologia de implementação da norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 em laboratórios de ensaio; Requisitos de gestão; Requisitos Técnicos.
6. Preparação e elaboração de documentação.
7. Auditorias internas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

É essencial conhecer as diferentes normas que estão envolvidas nos processos de Certificação e Acreditação de Laboratórios de Análises .

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões presenciais: sessões teóricas com apresentação dos diversos temas
Trabalho independente: elaboração de relatório de aplicação dos temas teóricos


Avaliação

Avaliação contínua: 1 Prova Escrita (PE); 1 Relatório/Trabalho Escrito com Apresentação Oral (R). 

A classificação de cada um destes elementos de avaliação terá de ser >= 10.0 valores. 

Condições para dispensa total: 0,60 (PE) + 0,40 (R). 

A média de dispensa de exame final deverá ser >= 10.0 valores. 

Exame final: 1 prova escrita (PE). A aprovação requer uma classificação >= 9.5 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ensino teórico visa a exposição dos conceitos teóricos para a compreensão da intrínseca complexidade da implementação de sistemas de gestão da qualidade e de processos de acreditação de laboratórios.

A sessão de orientação tutorial visa a revisão dos conceitos dados

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

NP EN ISO/IEC 17025 Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração
NP EN ISO/IEC 17000 Avaliação da conformidade. Vocabulário e princípios gerais.
NP EN ISO 9000 Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário¿
NP EN ISO 10012 Sistemas de gestão da medição. Requisitos para processos de medição e equipamento de medição
* OGC002 IPAC, Guia para a acreditação de laboratórios em ensaios químicos¿, 2005
* ILAC-G20:2002, Guidelines on grading of non-conformities
* EA-03/04, Use of proficiency testing as a tool for accreditation in testing¿, 2002
* EA-4/16, EA guidelines on the expression of uncertainty in quantitative testing¿ , 2003
* ISO Guide, Guide to the expression of uncertainty in measurements, 1995
* Eurachem/CITAC Guide, Quantifying Uncertainty in Analytical Measurements¿, 3rd Ed., 2012
* A. Ramos Pires, QUALIDADE, Ed. Sílabo, 2004;

Observações

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

O ensino teórico será ministrado na modalidade presencial

As provas de avaliação periódicas e os exames serão presenciais.