Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular de Acreditação e Certificação, tem como principal objetivo desenvolver a competência dos estudantes do TeSP em Análises Laboratoriais no sentido de dominar os conhecimentos necessários para: - Implementação/gestão de um sistema de gestão num laboratório de ensaios acreditado; - Distinção entre acreditação e certificação ¿ Norma ISO/IEC 17025; - Reconhecimento do Sistema de Acreditação em Portugal, como parte integrante da estrutura do Sistema Português da Qualidade (SPQ), e seu enquadramento na União Europeia e a nível internacional; - Reconhecimento do papel da acreditação na credibilidade dos organismos de avaliação da conformidade
Conteúdos programáticos
1. Evolução do conceito de Qualidade. 2. Sistema Português da Qualidade. 3. Conceitos de Certificação e Acreditação. 4. Preparação e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015). 5. Acreditação de laboratórios: Metodologia de implementação da norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 em laboratórios de ensaio; Requisitos de gestão; Requisitos Técnicos. 6. Preparação e elaboração de documentação. 7. Auditorias internas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
É essencial conhecer as diferentes normas que estão envolvidas nos processos de Certificação e Acreditação de Laboratórios de Análises .
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões presenciais: sessões teóricas com apresentação dos diversos temas Trabalho independente: elaboração de relatório de aplicação dos temas teóricos
A classificação de cada um destes elementos de avaliação terá de ser >= 10.0 valores.
Condições para dispensa total: 0,60 (PE) + 0,40 (R).
A média de dispensa de exame final deverá ser >= 10.0 valores.
Exame final: 1 prova escrita (PE). A aprovação requer uma classificação >= 9.5 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O ensino teórico visa a exposição dos conceitos teóricos para a compreensão da intrínseca complexidade da implementação de sistemas de gestão da qualidade e de processos de acreditação de laboratórios.
A sessão de orientação tutorial visa a revisão dos conceitos dados
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
NP EN ISO/IEC 17025 Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração NP EN ISO/IEC 17000 Avaliação da conformidade. Vocabulário e princípios gerais. NP EN ISO 9000 Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário¿ NP EN ISO 10012 Sistemas de gestão da medição. Requisitos para processos de medição e equipamento de medição * OGC002 IPAC, Guia para a acreditação de laboratórios em ensaios químicos¿, 2005 * ILAC-G20:2002, Guidelines on grading of non-conformities * EA-03/04, Use of proficiency testing as a tool for accreditation in testing¿, 2002 * EA-4/16, EA guidelines on the expression of uncertainty in quantitative testing¿ , 2003 * ISO Guide, Guide to the expression of uncertainty in measurements, 1995 * Eurachem/CITAC Guide, Quantifying Uncertainty in Analytical Measurements¿, 3rd Ed., 2012 * A. Ramos Pires, QUALIDADE, Ed. Sílabo, 2004;
Observações
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O ensino teórico será ministrado na modalidade presencial
As provas de avaliação periódicas e os exames serão presenciais.