Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O estudante aprovado deverá:
- compreender o fundamental dos sistemas globais de SMS, email, WWW, e apps, em particular no contexto dos dispositivos sempre ligados e móveis, e suas aplicações em Marketing;
- saber identificar, autonomamente, ou assistido por sistemas de informação adequados, características diversas em produtos/serviços mobile, como meta-informações em geral e keywords em particular, que sirvam adequadamente propósitos de Marketing estabelecidos;
- ser capaz de refletir sobre a interligação entre Marketing, tecnologias, e modelos de negócios mobile, e suas consequências.
Conteúdos programáticos
Introdução a mobile platforms, pelas perspetivas de tecnologia, negócio e comportamentos em rede
SMS e correio eletrónico
Mobile Web
Mobile Apps
Publicidade mobile: tecnologia e considerações cross-platform
Competição nos mercados de conteúdos em geral, e de apps em particular
Aspetos de desenvolvimento relevantes
Keywords para apps
Conceito de ASO (App Store Optimization)
Workflows para identificação e seleção de meta-informações competitivas
Técnicas de Search Engine Optimização (SEO) aplicadas a apps
Métricas e soluções de acompanhamento
Monetização
Viralidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos abrangem de forma integrada as tecnologias, modelos de negócio e práticas de Marketing mobile, permitindo ao estudante compreender o funcionamento de SMS, email, web e apps, bem como identificar meta¿informações e keywords relevantes. Incluem ainda ferramentas e técnicas como ASO, SEO e métricas de acompanhamento, assegurando a capacidade de refletir sobre a interligação entre Marketing, tecnologia e modelos de negócio, conforme previsto nos objetivos de aprendizagem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e projeto de grupo, com apresentação e discussão.
Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos cursos TesP.
Avaliação
Estudantes da ESGTS, a avaliação de conhecimentos dos estudantes far-se-á por avaliação contínua efetuada por
Teste (30%)
Trabalho individual (30%)
Trabalho Grupo (30%)
Participação nas aulas (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino propostas, combinando exposições teóricas, exemplos reais, exercícios práticos e projetos de grupo, promovem a aplicação direta dos conceitos e o desenvolvimento das competências previstas nos objetivos de aprendizagem. A avaliação contínua, distribuída entre teste, trabalhos individuais e de grupo, e participação nas aulas, assegura a coerência entre os métodos adotados e a aferição equilibrada do conhecimento, competências práticas e trabalho colaborativo exigidos pela unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bentz, B. (2016). Relevance Raises Response: How to Engage and Acquire with Mobile Marketing: SkillBites.
Edwards, J. (2019). Copywriting Secrets: How Everyone Can Use The Power Of Words To Get More Clicks, Sales and Profits: Author Academy Elite.
Recursos WWW selecionados, incluindo vídeos e podcasts online.
Casos de estudo.
Utilização de soluções de software, instalado localmente e/ou cloud-based.
Desenvolvimento realtime de soluções, pelo docente; e testemunho, pelos alunos, do impacto das opções de desenvolvimento nos aspetos em estudo.