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Métricas em Marketing Digital

Código: TSMD15    Sigla: MMKD
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TSMD15&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2025
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 18 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Lopes Ferreira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Levar os alunos a compreender a lógica de mensuração do ecossistema digital, facilitando a compreensão dos processos de análise necessários para otimizar os esforços de marketing e o valor criado pela estratégia digital.

Conteúdos programáticos

  • - O contexto da função "Marketing Analytics".
    - Fundamentos de métricas em diversos canais digitais.
    - Conceitos de mensuração em diversos canais digitais.
    - Analytics e seus relatórios.
    - Testes e hipóteses.
    - Plano de ação e auditoria em "Marketing Analytics".
    - "Blockchain" e o futuro do Digital.
  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, pois abordam conceitos e ferramentas de mensuração do ecossistema digital, permitindo aos estudantes compreender e aplicar processos de análise de desempenho. Essa coerência garante a aquisição das competências necessárias para otimizar estratégias de marketing digital e maximizar o valor gerado pelas ações online.

    Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

    Ao longo deste curso, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar dados de forma crítica e estratégica. Tão importante quanto o arcabouço teórico, os conteúdos abordados exigem muita prática e experimentação. Nesse sentido, ao acompanhar todo o conteúdo com aplicação prática, os alunos são incentivados a aprender fazendo. Sistematização das metodologias: exposição teórica e prática; aplicação de exercícios com casos práticos; Fornecimento de ferramentas e instrumentos de apoio à coleta e análise de métricas; Criação de momentos de compartilhamento sobre as necessidades do mercado de trabalho e as habilidades e competências técnicas demandadas.


    Avaliação

  • Teste (30%)
    Projeto individual (30%)
    Projeto em grupo (30%)
    Participação nas aulas (10%).
  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Ao longo do curso, espera-se que os alunos desenvolvam competências inerentes aos objetivos e conteúdos previamente definidos. Espera-se que os alunos compreendam a importância de coletar e analisar dados fornecidos por ferramentas e saibam onde e quais dados podem ser usados ¿¿para formular insights para melhor construir planos de ação de acordo com seus objetivos. Métricas são parte integrante do pensamento estratégico, e a abertura e a ruptura desse pensamento crítico alimentam, de forma transversal, todo o curso.

    Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Digital Business and E-Commerce Management; Dave Chaffey, Tanya Hemphill, David Edmundson-Burd @ Pearson
  • Marketing Digital para Empresas, Novais de Paula, Zeferino, Carvalho, Gouveia, Faustino, Coutinho @ Perfil Criativo
  • Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik @ Sybex