Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Levar os alunos a compreender a lógica de mensuração do ecossistema digital, facilitando a compreensão dos processos de análise necessários para otimizar os esforços de marketing e o valor criado pela estratégia digital.
Conteúdos programáticos
- O contexto da função "Marketing Analytics". - Fundamentos de métricas em diversos canais digitais. - Conceitos de mensuração em diversos canais digitais. - Analytics e seus relatórios. - Testes e hipóteses. - Plano de ação e auditoria em "Marketing Analytics". - "Blockchain" e o futuro do Digital.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, pois abordam conceitos e ferramentas de mensuração do ecossistema digital, permitindo aos estudantes compreender e aplicar processos de análise de desempenho. Essa coerência garante a aquisição das competências necessárias para otimizar estratégias de marketing digital e maximizar o valor gerado pelas ações online.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ao longo deste curso, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar dados de forma crítica e estratégica. Tão importante quanto o arcabouço teórico, os conteúdos abordados exigem muita prática e experimentação. Nesse sentido, ao acompanhar todo o conteúdo com aplicação prática, os alunos são incentivados a aprender fazendo. Sistematização das metodologias: exposição teórica e prática; aplicação de exercícios com casos práticos; Fornecimento de ferramentas e instrumentos de apoio à coleta e análise de métricas; Criação de momentos de compartilhamento sobre as necessidades do mercado de trabalho e as habilidades e competências técnicas demandadas.
Avaliação
Teste (30%) Projeto individual (30%) Projeto em grupo (30%) Participação nas aulas (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Ao longo do curso, espera-se que os alunos desenvolvam competências inerentes aos objetivos e conteúdos previamente definidos. Espera-se que os alunos compreendam a importância de coletar e analisar dados fornecidos por ferramentas e saibam onde e quais dados podem ser usados ¿¿para formular insights para melhor construir planos de ação de acordo com seus objetivos. Métricas são parte integrante do pensamento estratégico, e a abertura e a ruptura desse pensamento crítico alimentam, de forma transversal, todo o curso.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Digital Business and E-Commerce Management; Dave Chaffey, Tanya Hemphill, David Edmundson-Burd @ Pearson
Marketing Digital para Empresas, Novais de Paula, Zeferino, Carvalho, Gouveia, Faustino, Coutinho @ Perfil Criativo