Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo da unidade curricular de Biologia Vegetal é: (i) aprofundar conhecimentos sobre a organização estrutural e funcional das plantas (com maior ênfase nas plantas com semente), o seu desenvolvimento, a sua diversidade e a sua interação com o meio ambiente; (ii) dotar os estudantes de competências nos domínios da identificação de plantas e da recolha e análise de dados sobre as condições fisiológicas das plantas.
Conteúdos programáticos
1. Diversidade: evolução e classificação das plantas; sistemática; introdução à taxonomia e à nomenclatura vegetal; algas verdes, briófitos, pteridófitos e espermatófitos. 2. Estrutura e desenvolvimento dos espermatófitos: desenvolvimento do embrião e da semente; germinação; desenvolvimento vegetativo e morfologia e anatomia dos órgãos vegetativos; desenvolvimento reprodutivo e seu controlo genético, e morfologia e anatomia dos órgãos reprodutivos; senescência e morte. 3. Fisiologia dos espermatófitos: hormonas vegetais e a regulação do crescimento e do desenvolvimento; fatores externos no crescimento e desenvolvimento vegetal (tropismos, ritmos circadianos, foto-periodismo, vernalização); a água no sistema solo-planta-atmosfera; nutrição mineral e transporte de nutrientes; fotossíntese, respiração e fotorrespiração; translocação de foto-assimilados; fisiologia do stress. 4. Sistemática de espermatófitos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O primeiro capítulo revê o reino vegetal, explorando a sua complexidade e critérios de classificação; o segundo capítulo incide sobre a estrutura e desenvolvimento das plantas com semente, prosseguindo o estudo deste último no terceiro capítulo, o qual trata dos aspetos mais relevantes da fisiologia dessas plantas. O último capítulo foca-se na sistemática das plantas com semente.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A UC é organizada em aulas teórico-práticas, lecionada essencialmente através de aulas expositivas. Os alunos poderão optar entre avaliação contínua ou avaliação final única (AU). A avaliação contínua consiste em duas frequências, cada uma incidindo em aproximadamente metade da matéria lecionada. Cada frequência tem uma ponderação de 50% na nota/classificação final. Os alunos não poderão obter uma classificação inferior a 8,0 valores em qualquer das frequências, obrigando a AU, caso isso se verifique. Os alunos só serão aprovados se a classificação final for igual ou superior a 10 valores. Se o aluno optar exclusivamente pela AU, esta será realizada através de um exame escrito, incluindo toda a matéria ministrada.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A organização dos conteúdos programáticos em aulas teórico-práticas permite dosear a componente expositiva e a componente prática de cada tema na proporção mais consentânea. A avaliação contínua incidindo na divisão da matéria lecionada em duas partes, pretende oferecer uma oportunidade de avaliação desfasada em relação à época normal de exames, e consolidar ao mesmo tempo a aprendizagem efetuada dos diferentes conteúdos apresentados ao longo do semestre.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
A bibliografia será apresentada e atualizada em cada aula teórico-prática.